Marinha Grande, Sociedade, Turismo

Maior Presépio Tradicional da Marinha Grande

DSC00782

O Presépio de Filipe Ferreira regressará pelo terceiro ano consecutivo ao Centro histórico da Marinha Grande, sendo exposto no Edifício da Resinagem. Já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região, comemora, este ano, a sua 18ª edição. (tendo sido elaborado entre 2000 a 2014 na varanda da casa dos avós do autor, na localidade da Comeira, foi ganhando dimensão e prestigio, tornando-se um ponto de passagem obrigatório no Natal. A falta de espaço alavancada pelo convite da Câmara  Municipal em 2015 deram o mote para que este crescesse ainda mais e se reinventasse, dando mais atenção aos pormenores e criando novas peças).

A inauguração do Presépio está marcada para dia 1 de dezembro às 15 horas.

Este ano o Presépio ocupará uma área superior a 35 metros quadrados e albergará cerca de 900 figuras, que, junto com as dezenas de peças e acessórios criados pelo autor, irão compor uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

Como é apanágio do Presépio tradicional português, não poderão faltar a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas!

De uma forma breve, além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, poderão encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro e o amolador de facas; uma área mais reservada aos trabalho rurais com os lavores no campo, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais, entre outros, e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo,  ou o rancho a dançar.

Para dar mais vida à mostra existem diversos elementos com movimento, entre eles, dois moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro. A água também marca presença com uma nova e imponente cascata, com várias quedas de água para o rio, uma fonte com duas bicas e duas pequenas fontes. O comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, este ano até terá uma estação, onde pára, para entrada e saída dos passageiros.

Para a edição deste ano, que conta uma vez mais com a colaboração de Vitor Lopes, José Paulo Ferreira, José Augusto Ferreira e Carlos Santana, foram elaboradas novas peças, na sua maioria com movimento, como é o caso do galinheiro, com as galinhas a picar o milho, ou do lavrador com as vacas e o arado a trabalhar a terra, o parque infantil foi refeito e melhorado, dando aos baloiços maior movimento e a Procissão ganhou vida e irá mover-se ao longo do trajeto.

O Presépio poderá ser visitado até dia 12 de janeiro de 2018 nos seguintes horários:

terças e quintas – 10h00-13h00, 14h00-16h00 e 19h00-22h00

quartas, sextas, sábados, domingo e feriados -10h00-13h00, 14h00-18h00 e 19h00-22h00.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *