Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso renova distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável

Visita dos utentes dos centros de convivio a Madeira (junho 2017)

“É com enorme satisfação que recebemos esta notícia. O nosso município continua a ser reconhecido, há oito anos, como um exemplo em matéria de responsabilidade social e queremos reforçar, no futuro, a nossa intervenção nesta área. Vamos introduzir novas respostas, que irão melhorar a qualidade de vida dos Povoenses, em particular, dos mais desfavorecidos”. As palavras são do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, após o anúncio de que a Póvoa de Lanhoso vai receber novamente a distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável.

Desde 2010 a Autarquia vem recebendo este galardão. No dia 29 de novembro, vai receber, em cerimónia a realizar em Coimbra, a respetiva bandeira com palma, que é destinada às Autarquias que recebem o prémio por três ou mais anos consecutivos.

A distinção é atribuída todos os anos pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis, que tem como objetivos principais acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias nacionais no que diz respeito a responsabilidade familiar.

O Município da Póvoa de Lanhoso tem apostado numa forte política transversal de apoio às famílias Povoenses.

O Naturalanhoso é uma das medidas mais emblemáticas e, desde a sua implementação já se traduziu num investimento de cerca de 280 mil euros. Trata-se de uma medida que alia o incentivo à natalidade à promoção do desenvolvimento do comércio local. O subsídio de apoio ao pagamento das rendas de casa é outra das respostas sociais existentes, sendo que, apenas em 2017, já foram entregues mais de 56 mil euros. A rede de Centros de Convívio (neste momento, são já oito), a formação parental, as bolsas de estudo e os prémios de mérito escolar; o apoio às famílias em períodos de férias escolares (Campo de Férias – Férias Ativas), o apoio social escolar; os transportes escolares; os cartões municipais; o Banco de Voluntariado e Loja Social; as Hortas Sociais; e o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género também fazem parte de um leque muito mais alargado de respostas proporcionadas pela Autarquia à comunidade.

A avaliação do Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis tem em conta fatores ligados à política integrada de família, aos facilitadores de uma política familiarmente responsável e à responsabilidade social dentro da autarquia.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *