Estarreja, Sociedade

Estarreja será o “Sítio do Carnaval” para diferentes públicos

O “Sítio do Carnaval” é uma das grandes novidades da edição de 2018 do Carnaval de Estarreja. Partindo da alteração do percurso dos corsos carnavalescos, é repensado todo o formato do evento que passa a ter um recinto e vários “palcos” de folia. O modelo de gestão também será diferente com a Câmara Municipal de Estarreja a assumir mais responsabilidades.

O Parque Municipal do Antuã passa a ser o “Sítio do Carnaval”, onde serão criadas “mais valências, mais espaços temáticos, mais programação e melhores condições de acolhimento de públicos”, anuncia o vídeo de apresentação deste novo espaço cujo projeto foi mostrado aos grupos de Carnaval no último dia 8 de novembro, numa reunião de trabalho convocada pela Câmara Municipal e Associação do Carnaval.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, explicou aos representantes dos 12 grupos de Carnaval o conceito do evento que integra várias expressões, alcança vários públicos e tem um carácter único porque é coproduzido pela sua comunidade. É Carnaval Brasileiro porque valoriza as expressões e práticas culturais de outras geografias, mas é igualmente Carnaval da Folia ao valorizar a história e a memória locais. Assume a bandeira de Carnaval das Famílias, ao promover uma oferta destinada a três gerações, e dos Visitantes e Turistas, ao criar novas experiências e incentivar o aumento da permanência e do gasto médio.

Com o espaço “Bastidores” a ocupar a zona e via junto ao Pavilhão Municipal, o novo percurso terá o seu início junto à ponte do Rio Antuã, percorrendo a Alameda do parque de lazer e o espaço da Feira Municipal. “Aqui há condições para que os atores principais, ou seja, as 5 escolas de samba e os 7 grupos de folia, proporcionem um ótimo espetáculo, sendo o percurso em linha reta”, sublinha Isabel Simões Pinto. As mudanças irão ocorrer também do ponto de vista de conforto e experiência por parte do público. O número de lugares sentados nesta sala gigante dedicada ao espetáculo de Carnaval irá aumentar de forma significativa para 4 mil. E haverá plataformas com diferentes níveis para os lugares de peão.

“É fundamental ter novas condições e ter diversas atividades para os visitantes que não apenas os desfiles”, e nessa medida surgirão novos espaços temáticos. No Espaço Fantasia os visitantes podem viver novas experiências, participar em workshops, fazer o seu próprio adereço para o Carnaval. O Multiusos será transformado em Espaço Folia com uma programação cultural diversificada e transversal a todas as idades e onde a festa se prolongará pela noite dentro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *