Sociedade, Trofa

Trofa comemora 19º aniversário como Município

DESD_CONVITE_AM2014_F

No próximo dia 19 de novembro, o Município da Trofa comemora o seu 19º Aniversário de Criação do Município. Para assinalar esta data especial para todos os Trofenses foi preparado um programa com muita música, desporto, seminários e exposições, de 15 a 19 de novembro.

Passados 19 anos e para evocar o dia 19 de novembro de 1998, data em que a Assembleia da República votou favoravelmente a criação do Concelho da Trofa, a Câmara Municipal preparou, como habitualmente, um conjunto de iniciativas comemorativas desta data em vários pontos do Concelho.

Concertos, exposições, entregas de prémios, seminários e desporto não faltarão nas comemorações do 19º Aniversário do Município, que se vão realizar de 15 a 19 de novembro.

Integrado no programa do 19º Aniversário do Município da Trofa, vai ter lugar a 15 de novembro, a partir das 21h30, a II Gala do Desporto Municipal que terá lugar no Auditório do Fórum Trofa XXI.
Durante o dia 16 de novembro, o Auditório do Fórum Trofa XXI será palco de um Seminário sobre “Participação, Liderança, Comunicação e Avaliação”, organizado pela CPCJ. Esta iniciativa, que se realiza das 9h00 às 17h00, contará com a presença de Rui Marques, Carlos Martins, Paulo Guerra, Carlos Coelho, Paulo Teixeira e de Armando Leandro, Presidente a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Ainda no dia 16, decorrerá a Inauguração da Exposição “A Arqueologia da Trofa Expõe…”. Esta iniciativa terá lugar na Casa da Cultura da Trofa, pelas 17h30.

No dia 17 de novembro, a atenção vai para a educação e para os mais jovens. Ao longo do dia “Os Autarcas vão à escola”, visitando as escolas do Concelho. Esta jornada vai culminar, ao final do dia, com a cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar, pelas 18h30, no Fórum Trofa XXI. Para terminar o dia decorrerá, pelas 21h30, na Concha Acústica nos Parques, um Concerto da “Orquestra Urbana da Trofa” com um espetáculo inovador.

O quarto dia das Comemorações, 18 de novembro, começa com a inauguração de mais um projeto do Orçamento Participativo Jovem da Trofa, o Skatepark. Esta inauguração vai decorrer na Alameda da Estação, pelas 10h30.

Ao longo da tarde, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro vai haver muita animação para todos com performers e insufláveis. Ainda durante a tarde, os amantes do desporto podem assistir ao Jogo Taça Amizade, a partir das 15h00, entre C.D. Trofense e o A.C. Bougadense, no Estádio do CD Trofense.

Ao final da tarde, pelas 18h00, terá lugar a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2017 e revelação dos grandes vencedores deste concurso literário internacional, que todos os anos lança um novo escritor, no Auditório do Fórum Trofa XXI.

À noite, pelas 21h15, decorrerá a comemoração do 25º Aniversário do Santo Padroeiro do Seixinho, com a atuação da Banda Milénio, no Seixinho em São Romão do Coronado e em simultâneo, a Concha Acústica, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, receberá o Encontro das Orquestras Ligeiras

No dia do Aniversário do Concelho, Feriado Municipal, 19 de novembro, o dia começa, pelas 10h00, com o Passeio de Bicicletas Antigas, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

Pelas 9h30 vai proceder-se à emocionante cerimónia de Hastear das Bandeiras, que se realizará no edifício da Câmara Municipal, seguindo-se a Missa Solene na Capela S. Bartolomeu, em São Romão do Coronado.

A partir das 14h30, os Coretos dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro vão encher-se de música com a atuação da Banda de Música da Trofa. Nos Parques haverá ainda animação para todas as idades com performers e insufláveis.
Segue-se, pelas 17h00, no Edifício Fórum Trofa XXI, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, a Sessão Solene Evocativa do 19º Aniversário do Município da Trofa com momento musical dos MCMT.

O último dia das Comemorações termina com a Tradicional Vitela Assada, nos Parques, pelas 18h30, seguindo-se o concerto do grupo musical trofense “A Rapaziada”.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *