Destaque, Educação, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Educar para a Igualdade” dá mote à VII Semana Municipal para a Igualdade na Póvoa de Lanhoso

Mural 1

“Educar para a Igualdade” é o mote da VII Semana Municipal para a Igualdade, que decorre na Póvoa de Lanhoso entre os dias 19 e 25 de novembro de 2017.

Promovida pelo Município, este ano, foi escolhida a temática da Igualdade e da sua estreita relação com a Educação, na forma como esta influencia a aceitação e respeito ou não da Igualdade e Diversidade.

“A promoção da igualdade de género tem sido uma aposta da autarquia no âmbito da sua estratégia de fomentar um concelho com responsabilidade social. Este é um serviço muito importante que, através da sensibilização e do envolvimento da comunidade escolar em particular, tem obtido resultados muito positivos. Assim, melhoramos a qualidade de vida dos Povoenses”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

O II Theatro Concerto Inclusivo, os Workshops de Braille, uma exposição e a abolição de uma barreira arquitetónica são algumas das propostas desta edição, que conta também com um momento destinado à divulgação e formação da Carta Portuguesa da Diversidade, visto que se encontra no município Povoense o núcleo desta Carta, no Norte do país.

Esta Semana é promovida no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género dos Serviços de Ação do Social do Município.

Programa diversificado

O programa da Semana Municipal para a Igualdade é diversificado e compreende, no dia 19 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional do homem, a realização de uma caminhada ou pedalada para a Igualdade, em que se pede às pessoas participantes que entreguem um brinquedo para alegrar o Natal de uma criança carenciada. O ponto de partida e de chegada é a Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila da Póvoa de Lanhoso.

Assinalando-se a 20 de novembro o Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, a proposta é, pelas 10h00, o reinício do projeto pioneiro “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos” com as crianças da sala dos quatro anos a frequentar o Jardim de Infância de S. Gonçalo da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas instalações desta entidade.

Nos dias 20 (15h00) e 21 (10h00, 14h30 e 16h30) de novembro, a proposta é a realização de quatro Workshops de Braille, dinamizados por Ana Patrícia Santos e Fátima Alves, técnica e diretora de serviços do Instituto Nacional de Reabilitação. Para além do público em geral, os/as utentes da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga são também destinatários/as. Esta formação realização nas instalações do Banco de Voluntariado (junto ao Pavilhão 25 de Abril, na Vila Povoense).

A formação “Conhecer e implementar a Carta Portuguesa para a Diversidade” é a proposta para o dia 22 de novembro, sendo dinamizada por Carla Calado, técnica da Fundação Aga Khan Portugal e elemento da Comissão Executiva da Carta para a Diversidade – Lisboa. Esta formação decorrerá entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h30, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. Técnicos/as de IPSS´s; empresários/as; entidades Signatárias e a comunidade em geral são destinatários/as.

O Dia pelo Fim da Impunidade assinala-se a 23 de novembro e o programa prevê, pelas 10h00, a iniciativa “Testemunho de vida: Um exemplo de resiliência e superação”, no Fórum dos Bombeiros Voluntários. Para as 11h00, está marcado o início da Marcha contra a Violência Sobre as Mulheres e para a Igualdade, desde o Fórum dos Bombeiros Voluntários, na Avenida da República. A comunidade em geral e a escolar em particular são os/as destinatários/as. Para o mesmo dia, está prevista a eliminação de uma barreira arquitetónica localizada na Avenida dos Bombeiros Voluntários, na Vila Povoense.

No dia 24 de novembro, assinalando o Dia Nacional da Cultura Científica e antecipando o Dia Mundial para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro), realiza-se a II edição do Café Concerto Inclusivo, direcionado para a comunidade em geral.

Ainda no âmbito do programa definido para esta Semana, irá decorrer entre 14 de novembro e 7 de dezembro uma exposição de pintura intitulada “Igualdade na Diferença”, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Deficientes Manuais. A abertura está marcada para as 15h00, na Galeria de Exposições do Theatro Club.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *