Sociedade, Vila do Conde

Vila do Conde associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

PowerPoint Presentation

Sob o tema “Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida!”, vai decorrer, de 18 a 26 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR).

Este evento tem como objetivo aumentar a consciência dos cidadãos sobre a eficiência dos recursos e da economia circular e pretende promover a mudança de comportamento relativamente aos padrões de consumo, reparação e reutilização de produtos e prevenção, redução, separação e reciclagem de resíduos.

A Câmara Municipal associou-se à iniciativa através da realização de diversas atividades que incluem exposições, jogos e o relançamento do concurso RE_VER_SE EM VILA DO CONDE dirigido às Escolas EB 2,3 e Secundárias do Concelho.

A Prevenção, que ocupa o lugar de topo na hierarquia europeia de gestão de resíduos, pode ser definida como o conjunto de medidas tomadas para evitar que uma substância, uma matéria, ou um produto, se torne num resíduo. Tal pode ser conseguido através da redução a) da quantidade de resíduos produzidos – ex: reutilização ou prolongamento da vida útil dos produtos; b) dos efeitos nocivos dos resíduos ao nível do ambiente e da saúde humana e c) do teor das substâncias nocivas dos materiais e dos produtos.

Está assim nas mãos de todos nós prevenir a produção de resíduos e, dessa forma, contribuir para um mundo mais seguro, saudável e sustentável.

Para saber mais sobre o evento poderá consultar o site:http://www.ewwr.eu/en

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *