Desporto, Portimão

Portimão candidata-se a Cidade Europeia do Desporto 2019

MARCA CED-01

No âmbito da visita que a Comissão da ACES- – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto por estes dias realiza ao Município, no dia 14 de novembro a Gala do Desporto 2017 e os equipamentos desportivos municipais irão transmitir o espírito e a dinâmica desportiva que os atletas portimonenses e a população em geral vivem no dia a dia e que fazem de Portimão uma forte candidata a Cidade Europeia do Desporto 2019.

A Gala do Desporto 2017 terá lugar, pelas 21h00, no Portimão Arena e marca o momento alto desta visita. Há mais de uma década que o Município presta Homenagem aos Campões Portimonenses com a realização da Gala do Desporto reconhecendo não só a qualidade de atletas a título individual, mas também coletivo, num ambiente de festa em torno do desporto e de convívio entre atletas e dirigentes desportivos.
Este ano o Município distinguirá 357 atletas e 63 técnicos que se destacaram em 33 modalidades desportivas, a nível internacional, nacional e distrital, cujo valor desportivo a Câmara Municipal de Portimão irá atribuir os prémios de “Mérito Desportivo”, “Grau Ouro”, “Grau Prata” e “Grau Bronze, de acordo com os títulos oficiais conquistados ao longo da época desportiva 2016/2017 que prestigiam o Município, a Região do Algarve e o País.

Pela primeira vez será atribuído o Prémio “ Atletas pela Igualdade” que visa distinguir e reconhecer as Associações/Clubes Desportivos com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género Masculino e Feminino nas modalidades desportivas federadas, individuais e coletivas por si desenvolvidas. Este Prémio surge como uma medida de ação do Plano Municipal para a Igualdade de Género que o Município tem neste momento em execução com vista a contribuir ativamente para a promoção da Igualdade de Género consciencializando todos os que aqui vivem ou trabalham para a igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização de mulheres e de homens, em todos os domínios da sociedade, entre os quais no desportivo.

Durante o dia 14 de novembro, Portimão convida ainda todos os Municípes a viver o espiríto da Candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2019 proporcionando aulas gratuitas nos Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande e Pisicna Municipal com utilização livre da piscina e aulas de Fitness, Hidroginástica, Fitpower e Natação para Crianças e Jovens; e no Complexo Municipal de Ténis, a partir das 15h00, aulas de Ténis e Padel enquanto que no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão é possível praticar Ginástica Localizada / Zumba e Mind Body (a partir das 09h30) e assistir, pelas 15h00, ao Encontro Intergerações que irá reunir entre cento cinquenta a duzentas crianças da Escola Major David Neto e utentes das classes municipais do Programa Exercício e Saude, numa tarde de saudável convívio desportivo intergeracional.
Durante a visita da Comissão da ACES – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto que decorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro, o concelho irá dar a conhecer, as suas infra-estruturas desportivas municipais, os equipamentos desportivos para a realização de eventos de âmbito regional, nacional e internacional e as condições ímpares naturais que Portimão oferece para prática desportiva formal ou informal.

O programa de visita da ACES ao Município conta com o apoio da Associação Turismo de Portimão, do grupo Pestana, do Autodromo Internacional do Algarve, do Morgado Golf & Resort e da Escola Profissional Gil Eanes. O Município de Portimão agradece, ainda, aos atletas, clubes, associações, dirigentes, técnicos, instituições, parceiros e Portimonenses, o contributo e colaboração que facilitaram o trabalho desenvolvido na elaboração desta candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2019.
Este é um momento decisivo para Portimão que assume o desporto como uma força motriz na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e aposta em MAIS DESPORTO PARA TODOS rumo a Cidade Europeia do Desporto 2019!

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *