Celorico de Basto, Tecnologia

Apresentação do Geoportal – Portal Geográfico do Município de Celorico de Basto

_DSC9171

“Esta ferramenta, agora ao serviço de todos os cidadãos, surge na sequência de aproximar as pessoas do Município na mesma ótica do que tem vindo a acontecer com os espaços Cidadão mas neste contexto em formato digital sendo possível aceder de qualquer lugar” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, na sessão de apresentação do Geoportal. “Vivemos na era da globalização em que se tem acesso a quase tudo de qualquer lugar do planeta, uma era exigente ao nível das tecnologias que é muito do nosso interesse no que concerne à evolução e clarificação dos processos. Por isso, apresentamos uma plataforma com múltiplas ferramentas, simples, prática e funcional que tem também por objetivo aprimorar a qualidade de quem trabalha nestas áreas” reforçou o autarca. Joaquim Mota e Silva disse ainda mostrar-se especialmente satisfeito com este projeto pelo facto de “poder receber as reclamações e sugestões no Município de forma célere para que possam, quase automaticamente, ser tratadas com a maior brevidade possível. Esta aproximação com os cidadãos é, de facto, um grande passo”.

A hiperligação de acesso ao geoportal está disponível em vários locais da página do Município de Celorico de Basto (www.mun-celoricodebasto.pt ) e divide-se em quatro módulos, o Mapa Interativo, a Consulta de Planos, a Emissão de Plantas de Localização e por fim, Sugestões e Reclamações.

“A apresentação deste Geoportal deixa-me muito orgulhoso porque é um trabalho que temos vindo a desenvolver há meses e que demonstra a efetiva aproximação aos cidadãos e a maior clarificação dos processos. Este portal irá permitir, de forma interativa, disponibilizar ferramentas muito uteis a todos os cidadão. Ainda temos algumas arestas para limar mas também, em parceria com os presidentes de junta iremos aprimorar a informação já disponível e tornar esta plataforma cada vez mais completa e uma mais-valia para todos” disse o Diretor de Departamento de Planeamento da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

Efetivamente, o geoportal tem como objetivo, o acesso, através de um conjunto modular de aplicações inovadoras, que aliam as potencialidades de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), com as potencialidades de acesso, transferência, visualização e manipulação de informação da Word Wide Web (WWW), a toda a informação geográfica existente.

Esta plataforma, interativa e de fácil utilização, vem responder a uma premente necessidade de disseminação de informação geográfica do nosso território, tendo por objetivo proporcionar a todos os técnicos, decisores, munícipes e população em geral, de uma forma totalmente livre e dinâmica, cartografia multicodificada às escalas 1:10 000 e 1:2 000, Ortofotomapas, Planos Municipais de Ordenamento do Território (Plano Diretor Municipal, Plano de Urbanização da Vila de Celorico de Basto e Planos de Pormenor), equipamentos, informação turística e informação diversificada.

As ferramentas agora disponibilizadas apostam no direito ao acesso à informação e na transparência dos processos de decisão, contribuindo para a simplificação dos procedimentos e melhoria da eficiência dos serviços prestados por esta autarquia. Com as aplicações Consulta dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT´s) e Emissão de Plantas de Localização, pretende-se dar, não só o cumprimento da Lei n.º 56/2007 de 31 de Agosto, mas também a optimização de todo o processo de gestão e decisão.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *