Montijo, Turismo

Montijo celebra o Dia Europeu do Enoturismo

museu agricola atalaia adega vinho

A Câmara Municipal do Montijo vai celebrar o Dia Europeu do Enoturismo no Museu Agrícola da Atalaia, no dia 11 de novembro, a partir das 17h00, com o lançamento de um livro, a entrega de prémios à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões e a degustação de produtos da gastronomia regional.

Num espaço que é o espelho das tradições rurais e agrícolas do concelho, as comemorações vão iniciar com a apresentação do livro “Territórios Vinhateiros de Portugal”, um projeto da responsabilidade da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), dedicado aos municípios que se destacam pela sua produção vinícola.

Uma edição que assinala os 10 anos da AMPV e que apresenta em 360 páginas a riqueza e a diversidade do património cultural, natural e arquitetónico de todos os seus municípios associados, incluindo o Município do Montijo onde tem destaque a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, representante por excelência da produção vinícola no nosso concelho.

De seguida, a protagonista das comemorações será exatamente a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, que irá receber os prémios do XVI Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco”. Mais uma vez, o Montijo esteve em destaque neste concurso com a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões a ser a adega mais premiada.

La Selezione del Sindaco” é uma competição promovida pela Associação Italiana de Cidades do Vinho e pela Rede Europeia das Cidades do Vinho, que envolve a participação conjunta de produtores de vinho e do município de proveniência das suas produções, com o objetivo de promover os produtores vinícolas e os territórios que produzem vinhos de qualidade.

As comemorações do Dia Europeu do Enoturismo vão terminar com a degustação de produtos da gastronomia regional, confecionados pelos alunos do Curso Técnico de Restauração Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional de Montijo sob a direção do Chefe David Carvalho, acompanhados pelos vinhos premiados no referido concurso.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia de Cidades do Vinho e celebra-se anualmente no segundo domingo de novembro com programas próprios em cada cidade, apresentando conferências, concertos, visitas a adegas e passeios pelas vinhas, provas de vinho e enogastronómicas, exposições, entre muitas outras iniciativas.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *