Celorico de Basto, Destaque, Economia

Plano Nacional de Formação Financeira apresentado em Celorico de Basto

_DSC8906

Decorreu, no dia 02 de novembro, no auditório do Prado, a sessão de apresentação do Plano Nacional de Formação Financeira para a rede social do concelho, para sensibilizar os técnicos e as várias entidades para a formação financeira.

O Serviço de Formação e Sensibilização Financeira encontra-se disponível nos Serviços Sociais e de Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O Município de Celorico de Basto tem, agora, ao serviço das populações, um novo serviço social de formação e sensibilização financeira facultado a todos os cidadãos por dois técnicos devidamente credenciados.

A equipa orientadora do plano criou o portal www.todoscontam.pt cujo objectivo é contribuir para uma cidadania financeira responsável.

“Este é um projecto que irá promover comportamento financeiros adequados a cada situação e a cada cidadão que precise de auxílio nesse setor. Aprender a poupar, aprender a usar os produtos bancários, ter cada vez maior literacia financeira é o que nos oferece este plano e que estou certo que será muito benéfico para as nossas populações” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Trata-se de protocolo estabelecido entre a entidade gestora do plano e a CCDRN, sendo a CIM Tâmega e Sousa a pioneira de um projecto em que o objectivo é que todos os municípios que integram este CIM adotem esta boa prática e tenham a noção plena que é necessário informar as populações para que possam contribuir, ainda de forma mais efetiva para o planeamento do desenvolvimento regional. Nós, enquanto executivo Municipal entendemos que esta medida será uma mais-valia que pensa no futuro das populações” referiu o autarca.

Este plano nacional de formação financeira é coordenado por uma equipa multidisciplinar de técnicos do Banco de Portugal, da CMVM (Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, surgiu em 2011 e iniciou a sua actividade junto da comunidade escolar. Vendo a necessidade de poupar dos portugueses e a falta de literacia no campo financeiro a equipa do plano Nacional de Formação Financeira achou que estaria na altura de transmitir essa formação e sensibilização financeira à comunidade em geral.

A sessão de apresentação contou com os representantes das entidades que integram o Plano de formação Financeira nomeadamente pelo Banco de Portugal, Lúcia Leitão, pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Rui Fidalgo e pela CMVM, Maria Igreja. Contou ainda com o Vice-presidente da CCDRN, Ricardo Magalhães, com o Primeiro Secretário Executivo da CIM-TS, Alírio Costa, e com o Vereador do Município de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *