Cultura, Espinho

Espinho é capital do Cinema Animação

Espinho é capital do Cinema Animação

Espinho será assim a capital internacional do Cinema de Animação de 06 a 12 de novembro.

O Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho tem hoje início, com 104 filmes de 24 países a concurso, abrindo com “A Paixão de Van Gogh”, uma longa-metragem integralmente realizada em pintura a óleo.

O filme que vai abrir a 41ª edição do Cinanima teve uma fase de rodagem com atores, como Robert Gulaczyk (no papel de Van Gogh), Douglas Booth, Jerome Flynn e Saoirse Ronan, mas o trabalho visual assenta em pintura a óleo em todos os ‘frames’ da imagem real, recriando não só o traço característico como as mais conhecidas obras de Van Gogh.

Para tal, os realizadores contaram com uma equipa de 125 artistas de todo o mundo que pintaram as cerca de 65.000 pinturas a óleo para compor o filme de animação. Em média, foram precisas duas semanas para pintar um segundo de filme.

Já no que se refere à cinematografia nacional, a organização do Cinanima revela que estão seis obras portuguesas selecionadas para disputar o pódio com outras produções estrangeiras.

O programa do festival não se limita, contudo, à sua componente competitiva, pelo que aos auditórios do Centro Multimeios de Espinho, do Casino Espinho, do Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), e da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva chegarão mais de 250 filmes para visionamento em diferentes sessões e retrospetivas.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *