Estremoz, Sociedade

Bonecos de Estremoz vão ser Património da Humanidade

unnamed (5)
No início de dezembro deste ano será conhecida a decisão acerca da inclusão da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A decisão será tomada durante a 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que acontecerá na Coreia do Sul, de 4 e 9 de dezembro.
Trata-se de um candidatura que foi entregue a 22 de março de 2016 e aceite pela UNESCO a 21 de novembro do mesmo ano, estando o processo de candidatura em fase de avaliação até à data da decisão final, em dezembro. Todo o dossier de candidatura pode ser consultado online, na página oficial da UNESCO, em https://ich.unesco.org/en/files-2017-under-process-00859?select_country=00179&select_type=all#table_cand.
A Produção de Figurado em Barro de Estremoz (vulgarmente conhecida como “Bonecos de Estremoz”) é uma Arte única, património cultural de Estremoz e de Portugal, e brevemente será também Património da Humanidade.
Saiba mais sobre esta arte no site do Município de Estremoz: http://www.cm-estremoz.pt/pagina/turismo/bonecos-de-estremoz.
Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *