Destaque, Penafiel, Turismo

Feira de São Martinho em Penafiel com tradicional magusto e prova do vinho novo

S. Martinho 2017 CARTAZ

De 10 a 20 de novembro, Penafiel vai reviver a tradicional Feira de São Martinho que recebe, anualmente, milhares de pessoas. A Feira de São Martinho é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto, pela exposição de vários produtos, gastronomia da região, provas de vinho, mostras de gado e artesanato, magustos e animação musical.

Ao longo de 11 dias, a tradição vai manter-se, na cidade de Penafiel, com um programa cultural e religioso diversificado. Este ano a tenda gigante vai contar com 5 restaurantes. Nesta Feira, a gastronomia ganha especial destaque com a castanha assada, os rojões e as típicas provas de vinho novo. Na doçaria, os visitantes têm a oportunidade de degustar as tradicionais tortas de São Martinho.

Também a XX Concentração Motard integra o programa de São Martinho. A iniciativa é organizada pelo Moto Clube do Vale do Sousa com a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel. De 10 a 12 de novembro, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel vai receber milhares de motards, de vários pontos do país.

Este ano, e pela primeira vez, o andor de São Martinho sai em procissão, por volta das 11h00, da igreja Matriz.

No dia 10 de novembro, a partir das 21h00, a Quinta de Puços vai receber a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Lagares, seguindo-se o Rancho Folclórico de São Miguel de Paredes.

Já no dia 11, Feriado Municipal, terá lugar, na Igreja Matriz, às 10h00, Eucaristia Solene em honra de São Martinho, seguindo-se a Procissão com o andor do padroeiro da cidade de Penafiel. Neste dia, a Quinta de Puços, vai acolher as atuações de vários grupos e ranchos folclóricos do concelho, como a Concentração de Concertinas e Cantadores, Grupo de Cavaquinhos de São Miguel de Paredes, Grupo de Danças e Cantares de Cabeça Santa, Rancho Folclórico de São Vicente do Pinheiro, Grupo de Danças e Cantares de Villa Bonelli e o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Amigos de Bustelo. Ao longo da tarde decorrerá também o Magusto Tradicional de São Martinho.

No dia 12, a partir das 16h00 vão atuar o Rancho Folclórico de São Pedro da Bela Vista, Rancho Folclórico de Ordins, Grupo de Cantares da Associação para o Desenvolvimento da Portela e Centro Cultural e Rancho Folclórico Infantil de Duas Igrejas.

 

A 17 de novembro, às 21h00, vão subir ao palco da Quinta de Puços, o Grupo de Cavaquinhos da ADISCREP, seguindo-se o Rancho Folclórico Zé do Telhado – Terras de Recezinhos.

 

No dia 18, a animação musical estará a cargo do Grupo Os Amigos do Cavaquinhos de Canelas, Rancho Folclórico Infantil de Cabeça Santa, Rancho Folclórico Centro Cultural Recreativo de Rio de Moinhos, Rancho Folclórico de Paço de Sousa e Rancho Folclórico Centro Social e Cultural de Abragão.

 

No dia 19, a Quinta do Puços irá receber as atuações do Grupo de Cavaquinhos Terras de Recezinhos, Grupo Folclórico de Penafiel, Rancho Folclórico de São Vicente de Irivo e Grupo Folclórico de São Mamede de Canelas. Neste dia também terá lugar mais um Magusto Tradicional.

 

As provas de vinho novo vão decorrer de 10 a 12 e de 17 a 20 novembro, entre as 10h00 e as 24h00, na Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda. De 13 a 16, as provas vão realizar-se entre as 11h30 e as 23h00. Outra novidade deste ano é o novo local da mostra de artesanato que passa a ser o Largo da Misericórdia e que decorre, de 10 a 12 e de 18 a 20, entre as 10h00 e as 20h00. Também de 13 a 17, a mostra vai abrir a partir das 14h00 e encerrará às 20h00.

 

A mostra e venda de gado bovino e gado cavalar, vai decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel nos dias 10 e 11 de novembro, respetivamente.

 

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *