Lousã, Sociedade

Lousã candidata ao galardão ECOXXI 2017

1_1

O Município da Lousã é um dos candidatos ao Galardão ECOXXI 2017, instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer o trabalho realizado pela autarquia em prol do desenvolvimento sustentável em 2016.

A cerimónia de entrega dos galardões está agendada para o próximo dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril.

De referir que, na edição promovida em 2016, a Câmara Municipal integrou a lista dos municípios mais sustentáveis do país, em 5º lugar, em conjunto com as autarquias de Loulé, Cascais, Guimarães e Águeda, tendo obtido uma avaliação igual ou superior a 80% dos critérios analisados.

A expetativa da Autarquia é que a avaliação melhore nesta edição, sendo assim conquistada a Bandeira Verde pelo 5.º ano consecutivo, sendo relevante que a Lousã tem, ano após ano, subido de patamar, tendo atingido o patamar máximo no ano passado.

O Galardão ECOXXI 2017, no qual participaram 53 municípios de todas as regiões do país, será entregue esta quinta-feira, dia 28 de setembro, associando-se este ano ao 10º aniversário do Greenfest. A avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

 

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *