Mangualde, Sociedade

Mangualde recriou Desfolhada à Moda Antiga

Desfolhada à Moda Antiga (3)

Mangualde viveu a tradição de uma Desfolhada à Moda Antiga. No início do presente mês de setembro, o Rancho os Rouxinóis do Dão de Fagilde reproduziu uma Desfolhada à Moda Antiga, típica do final do séc. XIX, primeira metade do séc. XX. Os elementos do Rancho, trajados a rigor, munidos das ferramentas adequadas, puseram literalmente mãos-à-obra e fizeram uma desfolhada, remetendo as memórias para o antigamente.

“Houve ainda tempo para a malha do milho com o mangual, onde só os mais ágeis e habilidosos arriscaram o manuseio do instrumento. Que a boa disposição, a vontade, o companheirismo e o espírito de entreajuda destas gentes não se perca. Para o ano esperamos ter o prazer de realizar mais um convívio idêntico, quem sabe em mais do que um lameiro, fazendo assim a permuta de ajuda entre amigos como era antigamente” – afirma a organização.

O Rancho Folclórico Os Rouxinóis do Dão de Fagilde existe há mais de duas décadas. Ao longo destes anos, foi recolhendo saberes das suas antigas gentes para que não se percam na memória, para que perpetuem no tempo e se reflita o quão rápido tudo muda. Hábitos, trajes, costumes de outros tempos, trabalhos agrícolas, o quotidiano rural da Beira alta, os afazeres de um povo que trabalhava de sol a sol. Tudo isto encenado e representado nas danças e cantares de um grupo jovem, com vontade de manter tradições, de não perder raízes e ver viva a aldeia e suas gentes.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *