S. João da Madeira, Sociedade, Turismo

S. João da Madeira adere às Jornadas Europeias do Património

JornadaEuropeiasdoPatrimínio (1)

Visitas guiadas aos museus do Município, oficinas, uma caminhada e um passeio de bicicleta pela cidade são iniciativas a realizar em S. João da Madeira, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Nessas datas, o Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria disponibilizam visitas guiadas gratuitas, mediante marcação prévia, mas para além dessa oferta as equipas de cada um desses equipamentos culturais promovem ainda outras atividades inseridas nestas jornadas, que este ano têm como tema “Património e Natureza”.

Assim, no Museu do Calçado também será possível realizar a visita temática “Terra Incógnita. This will destroy you”, seguida de oficina criativa. Já o Museu da Chapelaria promove, no dia 23 de setembro, às 10h00, uma caminhada pelo património edificado da cidade, com passagem por velhas fábricas, casas de brasileiros e outros edifícios históricos. Ambas as iniciativas são gratuitas, sendo necessária marcação prévia.

No Museu da Chapelaria, no dia 23, às 14h00, realiza-se ainda um workshop de iniciação à feltragem com agulha, intitulado “Da Natureza ao Património”. Neste caso, a inscrição tem um custo de 15 euros, incluindo ainda uma visita guiada ao Museu.

Os interessados em tomar parte nas atividades programadas pelos museus devem fazer as marcações através dos seguintes contactos de e mail museu.chapelaria@gmail.com ou museudocalcado.sjm@gmail.com.

“Diversão Sobre 2 Rodas” junta Turismo e Ambiente

Os Museus do Calçado e da Chapelaria fazem parte dos Circuitos Pelo Património Industrial de S. João da Madeira, programa municipal de Turismo Industrial que se associa a estas Jornadas Europeias do Património ainda através de uma outra iniciativa: a 4ª edição do evento “Diversão Sobre 2 Rodas”.

Contando com o envolvimento dos setores do Turismo e do Ambiente da Câmara Municipal, esse passeio de bicicleta insere-se também nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Mundial do Turismo.

Marcado para as 10h00 do dia 24 de setembro, com ponto de partida na Torre da Oliva, esta “Diversão Sobre 2 Rodas” é uma atividade especialmente dedicada às famílias, cujo percurso, de aproximadamente 6,5 quilómetros, passará por diversos pontos de interesse cultural e turístico do concelho.

À semelhança do ano anterior, os participantes são convidados a apresentarem-se, se assim o entenderem, com adereços divertidos, havendo prémios para os melhores. A inscrição ptévia é obrigatória através do e-mail turismoindustrial@cm-sjm.pt.

Este passeio de bicicleta, conta com o apoio dos agrupamentos de escolas Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior, bem como de ginásios da cidade (Body addiction, Equilibrio Fitt, Freestyle, Gimnofisico, LUX, Metropole, MOVE ON, São João Health Club).

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *