Destaque, Educação, Évora

Câmara de Évora realizou obras nas escolas do Concelho

????????????????????????????????????

A Câmara Municipal de Évora realizou um significativo conjunto de obras de requalificação em diversos estabelecimentos de ensino do Concelho durante a pausa de Verão. A autarquia procurou, deste modo, que a comunidade escolar inicie o novo ano letivo com melhores condições de funcionamento, contribuindo igualmente para a qualidade do ensino público.

Um trabalho onde se salienta o significativo esforço feito por auxiliares de ação educativa, funcionários dos serviços camarários, professores e associações de pais para que as escolas estivessem prontas no início das aulas, mais confortáveis e aprazíveis para os mais novos.

Das intervenções realizadas, cujo total do investimento ronda os 150 mil euros, destaca-se na Escola Básica do Bairro da Câmara o arranjo exterior do recreio na zona da entrada principal da escola e dos passeios laterais, com a construção de pavimentos em lajetas de betão.

Na EB do Rossio, foi efetuado o arranjo do pavimento exterior do recreio junto ao edifício sul com a colocação de novo piso em calçada e caleira para escoamento das águas pluviais, assim como reconstrução total do muro do campo de jogos junto referido edifício. Além do arranjo do pavimento foi iniciada a reparação do muro de vedação exterior da escola pelos funcionários camarários, a qual continua em execução.

A escola Heróis do Ultramar, foi dotada, no interior do edifício escolar, de uma rampa que garante o acesso a pessoas com mobilidade condicionada para a sala do atual primeiro ano, tendo sido pintada a totalidade da escola no exterior.

Foi remodelada na EB da Azaruja a totalidade da rede de instalação elétrica da escola e colocadas novas louças nas instalações sanitárias das crianças. Remodelou-se ainda a rede exterior de esgotos e de águas. De salientar igualmente a colaboração da Associação de Pais no embelezamento do recreio.

Na EB Galopim de Carvalho procedeu-se ao reboco exterior de paredes e muros e foi efetuada a pintura geral do exterior de toda a escola.

Já na EB do Frei Aleixo, foram remodeladas as instalações sanitárias das crianças (louças, pavimento, divisórias e rede de esgotos), assim como os pisos das salas de apoio e dos hall de entrada e de distribuição.

Efetuou-se, na EB na Cruz da Picada a remodelação parcial da tubagem de águas das instalações sanitárias das crianças.

No Jardim de Infância de S. Sebastião da Giesteira procedeu-se à montagem de novas louças nas instalações sanitárias das crianças.

De recordar ainda o trabalho no Jardim de Infância do Bairro de Santo António para melhorias daquele espaço. A obra contempla, além da colocação de uma nova cobertura no edifício existente, a construção de uma zona coberta no recreio exterior e a ampliação da sala de atividades, que permite aumentar a oferta pública do estabelecimento para mais cinco crianças, passando a ter uma capacidade de resposta para um total de 20 crianças.

Está ainda em curso a colocação de novo mobiliário num conjunto de salas das escolas EB do Rossio, Sra. da Glória, Almeirim e Bairro da Câmara. Mobiliário que inclui, de acordo com as necessidades específicas de cada escola, mesas e cadeiras para alunos, cadeiras e secretárias para professores, armários por sala e cacifos para funcionários.

Além das obras mencionadas foram também concretizadas outras de manutenção dos espaços escolares, tendo as Uniões e Juntas de Freguesias realizado em coordenação com o município diversas intervenções importantes para os estabelecimentos de educação e ensino.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *