Destaque, Sociedade, Turismo, Vila do Conde

Milhares visitaram a Feira de Atvidades Agrícolas de Vila do Conde/Portugal Rural

AMVC-Inaugura__o_da_Feira_Portugal_Rural-2017-DSC_4326-face_1_736_2500

Milhares de pessoas visitaram a 14.º edição da Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde/Portugal Rural, que decorreu durante quatro dias, o que traduz a grande importância do evento para os vilacondenses, bem como para a região.

A Feira transformou os jardins da Av. Júlio Graça num espaço lúdico, onde foi possível apreciar a vida no campo através de exposições de animais e atividades agrícolas como a ordenha, a alimentação dos animais e outras tradições.

O certame assumiu, mais uma vez, a promoção e defesa do setor leiteiro nacional, como também de diversas atividades agrícolas concelhias, como a produção de kiwis, produção de cogumelos, produção de frutos vermelhos, horticultura e floricultura, que demonstram a aptidão e capacidade dos nossos agricultores para trabalharem a terra de forma criativa e diferenciadora. Complementarmente a esta mostra, foi possível degustar licores e compotas confecionadas com produtos rurais das nossas casas agrícolas.

No sábado foram conhecidos os vencedores dos concursos “Pão Doce” e “Melhor Abóbora de Villa do Conde”. O júri atribuiu o 1.º prémio ao “Pão Doce Regional de Vila do Conde” apresentado por Beatriz da Silva Simões, o 2.º o “Pão Doce da Palmira” apresentado por Palmira Sá Costa Ramalho e o 3.º para o “Pão Doce da Mamy” de Laurinda Maria Dias Gonçalves Sá. E para “Melhor Abóbora de Vila do Conde” foi atribuído o 1.º lugar a Manuel Correia (Casa Moreira) de Arcos – abóbora com 53Kg, o 2.º a Lucinda Silva de Modivas – abóbora com 42Kg. E o 3.º a José Costa de Rio Mau, abóbora: 40Kg.

De assinalar que a “Portugal Rural” também teve uma componente de animação diária, com elevada participação nos espetáculos folclóricos dos nossos ranchos, no encontro de concertinas, no espetáculo da artista Maria Lisboa, na realização de uma caminhada rural da Junqueira a Touguinhó, com passagem e visita guiada a casas agrícolas concelhias, e um passeio rural em BTT.

Tal como em edições anteriores, também se realizaram as corridas de galgos, demonstrações de carrossel de cavalos, equitação à portuguesa, prova de obstáculos tipo derby e Desfile/passeio de cavaleiros, amazonas e atrelagens.

A organização do evento foi da Câmara Municipal, da Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto, da Associação de Agricultores de Vila do Conde e da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde.

Para o ano o campo regressará novamente à cidade, mostrando a riqueza da agricultura vilacondense e o que de melhor se produz no nosso país.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *