Educação, Vila do Conde

Projeto inovador no combate ao insucesso escolar em Vila do Conde

AMVC-Rece__o___Comunidade_Educativa_2017-DSC_3932-Face_1_736_2500

Foi apresentado, na Receção à Comunidade Escolar concelhia, que decorreu no Teatro Municipal, o grande desígnio do Município para o novo ano escolar: a promoção do sucesso escolar. Preconiza-se a implementação de um projeto inovador, designado “Ondas e Sons”, cuja estratégia passa pela promoção do sucesso através da arte, mais concretamente da música.

Assumindo-se a música como estratégia facilitadora da aquisição de competências pessoais e sociais, aumento da autoestima e motivação pessoal e ainda, como estratégia de facilitação da abertura da escola à comunidade e de aproximação das famílias à escola, o projeto decorrerá em articulação estreita com os estabelecimentos de ensino.
A Receção à Comunidade Educativa foi presidida pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, que abriu a sessão com uma saudação de boas vindas, referindo que esta Receção é um momento muito importante para todos aqueles que contribuem, ano após ano, para um ensino de qualidade no nosso concelho. Deixou ainda a certeza de que o Município de Vila do Conde tudo fará para que sejam ultrapassadas as dificuldades que se sentem no âmbito da educação, em Portugal, garantindo que a grande prioridade é o futuro das crianças e jovens e que os profissionais das escolas são um pilar fundamental para que essa geração consiga alcançar o sucesso.

A Vereadora da Educação, Dr.ª Lurdes Alves, reforçou que a Câmara de Vila do Conde dará continuidade à estratégia que abrange áreas tão diversas como a gestão do pessoal auxiliar, contratação de professores para a promoção das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), o importante apoio às famílias dos alunos do 1º ciclo, beneficiários do escalão 1 e 2 de abono de família, no âmbito da aquisição de manuais e material escolar, melhoria de horários e da rede de transportes e aumento do horário do prolongamento escolar que passará a ser das 17 às 19 horas e assegurado também nas pausas letivas.

Relativamente às refeições escolares, a Câmara Municipal, com o objetivo de melhorar o serviço de gestão das refeições escolares, introduziu uma nova funcionalidade que permite o envio de um SMS de alerta ao encarregado de educação sempre que o educando não tiver refeição agendada e permitirá também marcar e desmarcar a refeição durante a manhã do próprio dia.

No Parque Escolar é de salientar as obras de requalificação na Escola EB 2,3 Carlos Pinto Ferreira/Junqueira e na Escola EB 2,3 Júlio Saúl Dias/Vila do Conde. Nesta última será construído no seu logradouro um novo Centro Escolar dotado de jardim de infância e primeiro Ciclo. Serão ainda executadas obras significativas de alargamento da Escola EB n.º 1 dos Correios/Vila do Conde e da Escola da Quinta/Fajozes.

Na receção à comunidade educativa estiveram presentes, além da Presidente da Câmara, e da Dra. Lurdes Alves, Vereadora da Educação, o Eng.º Rui Aragão, Vereador do Património Municipal, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas dos diferentes graus de ensino e da Escola Secundária José Régio, representantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e da Escola Superior de Media, Artes e Design , o Presidente da Escola Profissional de Vila do Conde e a Diretora do CESAE, o Presidente do Conservatório de Música de Vila do Conde, representante do Conselho Municipal de Educação, representante das Associações de Pais e Encarregados de Educação e das Instituições Particulares de Solidariedade Social, membros do Conselho Municipal e dos Conselhos Gerais, forças de segurança, professores, e pessoal não docente.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *