Destaque, Educação, Felgueiras

Município de Felgueiras facilita o acesso ao ensino com medidas sociais

CARTAZ (1)

A Câmara Municipal de Felgueiras, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver no que concerne à educação, tem ao dispor das famílias com menores rendimentos apoios para facilitar o acesso ao ensino a todos os felgueirenses.

A comparticipação na aquisição de manuais escolares a alunos do 1º ao 12º ano, os apoios nos serviços de refeição e nos transportes, a redução de preços no prolongamento de horário para alunos do pré-escolar, a oferta de fruta escolar; a atribuição de bolsas de mérito, são algumas medidas que têm vido a enriquecer este projeto cada vez mais consolidado.

Apoio às famílias na aquisição de Manuais Escolares do 1º ao 12º ano

O município de Felgueiras é pioneiro no apoio para aquisição dos livros escolares dos alunos do 1.º ao 12º ano. As candidaturas decorrem de 04 de setembro a 15 de novembro.

Refeições – Oferta de Fruta

A autarquia contribui ainda para diminuir o encargo das famílias com as refeições escolares, distribuindo uma média diária de 450 refeições gratuitas

Simultaneamente distribui gratuitamente uma peça de fruta, duas vezes por semana, a todos os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Transportes Escolares

A autarquia tem vindo a disponibilizar a todos os alunos que frequentam o ensino obrigatório no concelho transportes escolares em condições mais favoráveis para as famílias do que as impostas por lei.

Prolongamento de Horário

No ano letivo 2016/2017 a autarquia decidiu reduzir em 50% os preços do prolongamento de horário às crianças que frequentam o ensino pré-escolar, uma medida que mantém para o ano  letivo 2017/2018.

Bolsas de Mérito a alunos do ensino superior

Esta medida pretende reduzir o encargo das famílias que têm filhos a estudar e contribuir para o aumento da qualificação dos da população.

Ocupação de Tempos Livres

Durante as interrupções letivas, o município organiza atividades de Ocupação de Tempos Livres (OTL) para facilitar a vida às famílias, nomeadamente na ocupação ativa e criativa e em segurança das suas crianças, bem como, no caso de agregados familiares com carências económicas, o acesso à refeição e à frequência das atividades gratuitamente ou a um preço reduzido.

Visitas de Estudo

Anualmente são muitas as Visitas de Estudo que a Câmara apoia disponibilizando, na medida do possível, transporte gratuito para atividades dentro concelho e atribuindo uma verba financeira aos agrupamentos para comparticipação deste tipo de atividades às crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo, que apresentam uma condição económica menos favorecida.

No sentido de complementar as condições que estão gradualmente a ser criadas, a autarquia tem em andamento candidaturas ao Portugal 2020 que preveem um conjunto de investimentos de requalificação de equipamentos escolares que permitirão alcançar um elevado grau de qualidade da rede escolar concelhia, bem como candidaturas de âmbito pedagógico, de combate ao insucesso escolar, que ajudarão as escolas a ter uma oferta educativa mais alargada e enriquecida.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *