Cultura, Destaque, Seia

Seia recebe Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

17103254_1801230233536920_3671805247085415482_n

Seia continua a marcar posição nos festivais internacionais da canção, com a terceira edição do Festival da Serra da Estrela que sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura neste final de agosto. No total serão 49 os participantes que ao longo de quatro dias intensos terão de provar e demonstrar o seu talento para cantar perante um júri internacional, constituído por personalidades de relevo do mundo da música.

Oriundos de 17 países distintos, concretamente da Arménia, Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Chile, China (república popular da china), Croácia, Estónia, Itália, Lituânia, Malta, Moldávia (República Moldova), Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Suíça, os participantes chegam a Seia dia 22 e iniciam, logo no dia seguinte, os ensaios das eliminatórias.
Mas, é só no sábado (dia 26) que se conhecerão os grandes vencedores, durante a Gala-concerto a realizar às 21h30 no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, onde o público senense é convidado a comparecer.

Este também será o momento de anunciar qual o grande vencedor do Festival, do “Grand Prix”, prémio mais elevado no valor de 1000 euros, e os vencedores dos três escalões a concurso, sendo que ao primeiro 1º lugar cabe a quantia de 300 euros, ao segundo 200 euros e ao terceiro 100 euros.

O talento, qualidade e criatividade artística a que os participantes já nos habituaram, dentro de um saudável espírito de competição, o número crescente de participantes estrangeiros e a promessa de um espetáculo singular, naquela que é a Gala de Encerramento, constituem os principais motivos para o evento se afirmar no contexto de festivais que proliferam por essa Europa fora.

A par do concurso, o festival constitui igualmente uma oportunidade de intercâmbio cultural e troca de experiências, nomeadamente de técnicas de interpretação musicais e coreográficas, proporcionado pelo contacto entre participantes de diferentes nacionalidades, dando também espaço para visitar o concelho e a região, num programa cultural delineado em paralelo à competição.

O FICSE é promovido pela Câmara Municipal de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal, tendo como patrocinadores Turismo de Centro, União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros), Visabeira, ALB – Área Logística da Bobadela, Grupo Bel, Crédito Agrícola, Queijos Fraga, Casa das Bandeiras, Hotel Alicante, Interbeiras – viagens e turismo, Queijos Matias, Queijos Lagos e Museu do Pão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *