Desporto, Penafiel

Penafiel acolhe 1º Campeonato Nacional Individual de Triatlo e Duatlo Cross

CARTAZ CNT_SENTIR PENAFIEL

No âmbito dos Campeonatos Nacionais Individuais de Triatlo e Duatlo Cross, Penafiel vai acolher mais de 200 participantes no evento “Triatlo/Duatlo Sentir Penafiel”, nos dias 19 e 20 de agosto. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Penafiel, em colaboração com o Mozinho Racing Team e a Federação de Triatlo de Portugal.

O Campeonato Nacional Individual de Triatlo Cross vai ter início, no dia 19, a partir das 17h, com a prova de natação, no Rio Tâmega junto ao Parque de Lazer de Luzim, numa extensão de 750m. Os atletas vão partir para o BTT, num percurso em linha por trilhos florestais, numa distância de 21600m até ao Jardim da República, em Penafiel. A última etapa do triatlo passará pela corrida com 5000m, estando os atletas obrigados a fazer 2,5 voltas no percurso urbano na cidade de Penafiel, com meta junto ao edifício da Câmara Municipal.

Já no dia 20, domingo, a partir das 10h, terão lugar o Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross e a prova aberta. Os participantes vão iniciar o primeiro segmento da corrida com três voltas ao percurso, num total de 5000m da prova. Segue-se o ciclismo BTT com 24500m. Esta prova de duatlo vai finalizar com o segundo segmento de corrida, numa distância total de 2500m.

As provas são destinadas a atletas federados e não federados, existindo uma prova aberta a todos os interessados. O protocolo estabelecido isentou de pagamento a participação dos atletas naturais ou residentes em Penafiel.

A iniciativa vai envolver dezenas de voluntários e é apoiada pela ADRAP, Associação Amigos do Pedal, Clube BTT de Penafiel, Brenha Off Road Team, Futebol Clube de Penafiel e a Junta de Freguesia de Luzim.

A Câmara Municipal de Penafiel e a Federação de Triatlo de Portugal estão ainda a estruturar a futura escola de Triatlo, um projeto piloto a nível nacional, que vai ficar sedeada em Penafiel e que contará com o apoio técnico e logístico da Federação de triatlo de Portugal, que considera o projeto fundamental para a nova política de formação desportiva da modalidade.

No âmbito, cinco técnicos superior de desporto do Município de Penafiel frequentaram com o Curso de Treinadores de Triatlo (Nível 1), estando agora preparados para assumir funções específicas na futura escola.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *