Cultura, Destaque, Reguengos de Monsaraz, Turismo

ExpoReg comemora 25 anos e estreia Reguengos Wine & Blues Fest

ExpoReg2016 (9)

A 25ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer entre os dias 11 e 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame haverá uma centena expositores de setores de atividade como a gastronomia e vinhos, hotelaria, passeios de barco, agências de viagens, produtores de mel e de queijo, doçaria, mobiliário, produtos agrícolas, comércio de automóveis, veículos motorizados e bicicletas, artigos de caça, imobiliário, entre outros. A ExpoReg é uma exposição de atividades económicas onde as empresas e instituições promovem os seus produtos e serviços há 25 anos, realizam contactos e concretizam negócios.

A Cerimónia de Abertura da ExpoReg vai decorrer na sexta-feira, pelas 19h, seguindo-se às 21h45 o primeiro concerto do Reguengos Wine & Blues Fest, com os espanhóis Chino & The Big Bet. Nos últimos anos, Chino tornou-se um dos mais ativos representantes da cena do Blues e Swing de Barcelona, com o seu inconfundível estilo de slide guitar.

O primeiro festival internacional de Blues do Alentejo continua às 23h35 com Maria João e Budda Power Blues, que vão apresentar o disco “The Blues Experience”. Budda assume as composições e as letras e Maria João empresta a voz a este álbum que é uma experiência no universo do Blues, onde a cantora deixa cair o seu registo icónico para se apoderar das canções e dar vida às letras, muitas das vezes em dueto com Budda, considerado o melhor músico de Blues do país. Depois dos concertos haverá jam sessions com músicos da região em conjunto com os do festival.

No dia 12 de agosto, o programa da ExpoReg inicia-se às 9h30 com o Concurso de Saltos Nacional – C, no Centro Hípico Municipal, e com o seminário “O acesso à água no novo bloco de rega de Reguengos de Monsaraz”, no auditório do Pavilhão Multiusos. Na cerimónia de encerramento do seminário vai estar o Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Às 10h realiza-se o II Mega Peddy Paper Seniores a Mexer, e à noite, a partir das 21h, decorre a Caminhada ao Luar. A ExpoReg continua às 21h45 com o Reguengos Wine & Blues Fest e a atuação de Fast Eddie Nelson. Oriundo da cidade do Barreiro, nos concertos, Fast Eddie Nelson cruza o Rock, o Mississipi Blues e o Folk, centrando a sua atenção no regresso a uma existência mais simples e em sintonia com o mundo.

A fechar o Reguengos Wine & Blues Fest, Shirley King vem dos Estados Unidos da América para um concerto às 23h35 com Budda Power Blues. Shirley King admite que ser filha de B.B. King lhe abriu muitas portas, mas foi o seu talento, carisma e energia que a fizeram sedimentar-se como uma das grandes divas do Blues.

Nos concertos na Europa, Shirley King faz-se acompanhar por Budda Power Blues, desafiando diversos géneros musicais, desde o Blues tradicional ao Gospel, ao Funky, ao R&B e ao Smooth Soul. Depois do concerto, haverá novamente jam sessions na zona dos bares com artistas da região e do festival, mas também largadas de toiros num recinto junto ao Parque de Feiras e Exposições.

No domingo, a partir das 9h30, continua o Concurso de Saltos Nacional – C, no Centro Hípico Municipal. A música regressa às 22h com o concerto de Miguel Araújo, o líder da banda Os Azeitonas, considerado um dos grandes nomes da atual música portuguesa. O compositor, letrista, cantor e músico vai interpretar os principais sucessos da sua carreira, como “Anda comigo ver os aviões” e “Os maridos das outras”, mas também os temas do seu terceiro disco a solo, “Giesta”, editado este ano e que inclui uma música, “1987”, com Catarina Salinas, dos Best Youth.

A partir das 00h30 a ExpoReg transforma-se numa pista de dança com as misturas do Dj Christian F e de Diego Miranda. O Dj natural de Beja, Christian F, já partilhou cabines com os melhores dj’s nacionais e internacionais e em Reguengos de Monsaraz vai apresentar um set com influências desde o Deep & Vocal Soulful House ao Tech House.

Diego Miranda é dj desde os 14 anos de idade e é atualmente um dos mais mediáticos dj’s nacionais e o único português residente no festival Tomorrowland. Como produtor distinguiu-se em 2009 com “Ibiza for Dreams” e desde então tem tido um percurso profissional de sucesso, com imensos prémios e atuações nos melhores clubes e festivais nacionais e internacionais.

Presença habitual no DJ Mag Top 100 que inclui os melhores dj’s do mundo, Diego Miranda é um artista que não deixará ninguém indiferente à sua música. Os seus sets são uma verdadeira jornada que assumem a evolução da música de dança e levam a pista de dança numa viagem através de paisagens sonoras, abraçando uma sólida base rítmica de influências eletrónicas e progressivas.

A ExpoReg continua na segunda-feira, dia 14 de agosto, às 21h, com o desfile de moda Arte and Heart, e às 22h sobe ao palco Rita Guerra. A artista começou a cantar aos 16 anos, gravou dezenas de discos, representou Portugal no Festival da Eurovisão, cantou em dueto com Michael Bolton e Ronald Keating e fez dobragens em vários filmes da Disney. A partir das 00h30 haverá largadas de toiros durante a madrugada.

O programa do último da ExpoReg, 15 de agosto, abre às 9h30 com uma recolha de sangue, a cargo da Gota – União de Dadores de Sangue de Corval, e com o seminário “A importância da saúde animal na saúde pública – o papel do médico veterinário”, que decorre no auditório do Pavilhão Multiusos. Às 18h30 realiza-se a Corrida de Toiros “3 Dinastias em Competição”, na Praça de Toiros José Mestre Batista, com os cavaleiros João Moura Jr., Luís Rouxinol Jr. e Manuel Telles Bastos.

Nesta corrida com três jovens cavaleiros de famílias toureiras, os forcados amadores de Monsaraz e de S. Manços vão pegar toiros da ganadaria de António Charrua. O espetáculo será abrilhantado pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

À noite, pelas 22h, o grupo Amigos do Guadiana sobe ao palco para apresentar o seu disco “Amigos do Guadiana – Cante Alentejano”. O concerto de encerramento da 25ª edição da ExpoReg estará a cargo do reguenguense Mário Moita. O artista está este ano a comemorar uma década de digressões pelo Brasil e vai apresentar na “sua” cidade o espetáculo “Portugal Tropical”, uma combinação de músicas portuguesas com os ritmos tradicionais do Brasil, como o Xote, Baião, Forró, Samba, Vanera entre outros.

O Parque de Feiras e Exposições vai ter como atividades permanentes a XXV Exposição de Atividades Económicas, a XXII Exposição de Pecuária e a tradicional Feira de Santa Maria. A ExpoReg tem entradas gratuitas e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na sexta-feira entre as 17h e a 01h, sábado e domingo das 11h à 01h, na segunda-feira a partir das 10h até à 01h e na terça-feira entre as 10h e a meia-noite.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *