Aljustrel, Celorico de Basto, Cultura

Festivais de Folclore decorreram no fim-de-semana em Celorico de Basto

_DSC8063

As temperaturas elevadas que se fizeram sentir este fim-de-semana em Celorico de Basto não inibiram as pessoas de saírem à rua para assistir aos tradicionais festivais de folclore.

No dia 4 de agosto, o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo promoveu o XV Festival Nacional de Folclore. No dia 5 de agosto, foi a vez do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela promover o XXVIII Festival Folclórico de Gandarela de Basto. Os dois festivais contaram com a presença de centenas de pessoas que se deslocaram para verem de perto as danças, os cantares e os trajes do folclore.

O anfitrião do XV Festival Nacional, o Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo juntamente com os ranchos convidados, o Grupo Folclórico e Cultural “As lavradeiras do Vale do Sousa”, e o rancho Folclórico de Sto. Estevão de Regadas, Fafe, iniciaram as festividades com um desfile desde da igreja de Canedo até à sede. Foram então entregues os brindes e as fitas aos ranchos que iriam protagonizar o XV Festival Nacional de Folclore, pelas individualidades convidadas.

“É com muita alegria que hoje nos juntamos todos para mais um festival de folclore, uma festa sempre muito bonita e que procura manter bem vivas as tradições do folclore” disse Lurdes Lima, Presidente do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo. Lurdes Lima agradeceu o empenho do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto sempre colaborante para que o rancho de Canedo continue o trabalho desenvolvido em prol do folclore. Durante o seu discurso agradeceu também a “atitude do presidente de Junta sempre presente no apoio ao associativismo e a tudo o que as gentes necessitam”.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, disse que estas tradições são “o reflexo da nossa identidade e demonstram, com estes festivais, como estão consolidadas na nossa cultura”. O autarca referiu também que “é muito importante ver tanta gente jovem a dançar, a cantar e a ser feliz com o folclore”.

O XXVIII Festival Folclórico de Gandarela de Basto decorreu no parque de Lazer de Gandarela de Basto. Um festival que tem como anfitrião o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela e teve como ranchos convidados o Rancho Folclórico e Etnográfico de Sanfins do Douro, o Grupo de Danças e Cantares de Moleiros de Sta. Maria de Cárquere, Resende e o Rancho Folclórico “Mãe D’Água “ de Bragança.

A entrega das fitas e dos brindes aos ranchos foi da responsabilidade das entidades convidadas, nomeadamente o presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto, o presidente da Deleção da Gandarela da Cruz vermelha Portuguesa, Luís Sousa, e o secretário da junta de freguesia de Basto S. Clemente, Albino Alves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *