Cultura, Óbidos

Óbidos recebe II edição do Óbidos Buskers Festival Internacional

20160522_CMO_0306

A segunda edição do “Óbidos Buskers Festival” decorrerá nos dias 9 e 10 de Setembro de 2017. Durante dois dias, alguns dos lugares do centro histórico da vila serão invadidos por uma mostra de arte variada e interdisciplinar: teatro de rua, magia, música e outras formas de arte possíveis de serem realizadas ao ar livre.

As apresentações das várias companhias e grupos portugueses e internacionais, alguns em exclusivo nacional, irão acontecer várias vezes ao longo do dia, durante o evento, num total de cerca de 20 espetáculos gratuitos.

O festival conta com dois elementos principais, que descrevem bem o conceito do evento:

 

O Busker

Que é o artista, aquele que se expressa através de acrobacias, música, clowning, comédia, malabarismo, dança, magia, entre muitas outras formas de manifesto artístico.

 

O Público

É sugerido ao público que forme um círculo de forma a poder sentir toda a energia transmitida pelo Busker, nomeadamente no teatro ao ar livre. Nos lugares mais inesperados, os artistas vão receber o público, dando a conhecer outras praças e recantos da vila desconhecidos por muitos visitantes. O público irá deslocar-se de um espetáculo para o outro, encontrando ao longo do percurso inúmeras surpresas. O objetivo é também que o público seja participativo, uma vez que se trata de um espetáculo de rua. Neste sentido, o público será também jurado uma vez que no final do espetáculo poderá abordar o artista e dar o seu feedback e mesmo doar um valor que considere adequado à performance que assistiu.

 

Programa*:

 

Mr.Bang (Inglaterra/Itália)

www.mrbang.it

Mr. Tartuffo (Chile/Es)

www.mrtartuffo.com

Mimo Huenchulaf (Chile/Es)

www.mimohuenchu.com

Bilan (Caboverde/Pt)

https://www.youtube.com/watch?v=MC_2UqaA2Ok

…e mais outros Artistas!

*Programa sujeito a alterações.

 

Depois do êxito da primeira edição, a organização tem o desejo e determinação que o evento se afirme na rota europeia de festivais de Busking. Um festival que volta a levar as artes de rua a Óbidos. Um evento que celebra, durante dois dias, as melhores produções e espetáculos nacionais e internacionais, que receberá prestigiados convidados e, ao mesmo tempo, promoverá jovens artistas, encontros, concertos e festas, com o objetivo de dar destaque à nossa cultura e às artes de rua, tudo num dos locais mais emblemáticos e visitados do nosso País. Para o público, para a região, para os turistas.

A organização é da Studio.Us, com o apoio da empresa municipal Óbidos Criativa. A Studio.Us é uma plataforma artística para o desenvolvimento e divulgação das artes performativas, especialmente as artes de rua e o crescimento do circo contemporâneo. Encontra-se ativa na região de Óbidos desde 2015. Óbidos Criativa é a empresa municipal que organiza atividades culturais locais, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e artístico e implementar as mais variadas atividades turísticas e culturais ligadas ao concelho de Óbidos.

Recorde-se também que a direção artística de Óbidos Buskers Festival desloca-se ao longo de todo o ano nos maiores encontros e festivais dedicados às Artes de Rua para conhecer novas produções e dar o conhecer internacionalmente o Festival Buskers de Óbidos a todos os profissionais da Europa. Esteve presente no maior seminário mundial dedicado às Artes de Rua, Fresh Street#2, que foi realizado em Santa Maria da Feira, entre os dias 25 e 27 de Maio de 2017. Presença, igualmente, em Mirabilia, Festival Internacional de Teatro de Rua e Circo Contemporâneo em Fossano, Itália (26 Junho a 5 de Julho 2017) e em Chalon das la Rue, Chalon-sur-Saone, Franca (19 a 23 de julho 2017), como também em Kulturufer – Friedrichshafen, Alemanha (28 Julho – 6 Agosto 2017), todas vitrinas internacionais dedicadas às Artes de Rua na Europa.

 

Contactos:

obidosbuskersfestival@gmail.com

www.obidosbuskersfestival.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *