Melgaço, Sociedade

Castro Laboreiro, Melgaço, está na fase final das 7 Maravilhas de Portugal

Castro_Laboreiro1jpg

Castro Laboreiro está na fase final das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. A aldeia melgacense e Piódão são as duas Aldeias Remotas que venceram a eliminatória disputada ontem à noite, 30 de julho, na Branda da Aveleira, aldeia de Melgaço que também estava a votação. No dia 3 de setembro, Piódão recebe a gala final, onde serão apuradas as 7 Maravilhas, em 7 categorias. A votação decorre entre o dia 27 de agosto (com o programa RTP 1 especial), e a Gala Finalíssima.

 

As aldeias melgacenses eram as únicas candidatas no Norte de Portugal, na categoria de Aldeias Remotas. ‘Acredito que temos qualidade para ser Maravilha de Portugal. Castro Laboreiro tem história! As suas tradições e lugares mostram vivamente a cultura castreja, que é ainda hoje sentida e vivida.’ afirma o autarca melgacense, Manoel Batista, confiante que Castro Laboreiro tem potencial para vencer. As aldeias de Melgaço concorreram com Aldeia da Pena (São Pedro do Sul), Curral das Freiras (Câmara de Lobos), Fajã de São João (Calheta), Gondramaz (Miranda do Corvo) e Piódão (Arganil). Melânia Gomes é a madrinha de Castro Laboreiro.

 

No total são 7 Galas eliminatórias por categoria e 49 aldeias a concurso

Aldeias apuradas: Aldeias Ribeirinhas – Dornes (Ferreira do Zêzere) e Santa Clara-a-Velha (Odemira); Aldeias Rurais – Sistelo (Arcos de Valdevez) e Paderne (Albufeira); Aldeias de Mar – Azenhas do Mar (Sintra) e Fajã dos Cubres (Ilha de São Jorge – Açores); Aldeias Remotas – Castro Laboreiro (Melgaço) e Piódão (Arganil).

Próximas galas: Podence (Aldeias Autênticas) a 6 de agosto; Monsanto (Aldeias Monumento) a 13 de agosto; e a 20 de agosto nos Açores (Aldeias em Áreas Protegidas), em Porto Martins, na ilha Terceira.

A 27 de agosto a RTP emite um programa de best of, sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores, e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. Os números de votação serão revelados no programa de 27 de agosto e não há restrição nem limite de votos por participante. As 7 vencedoras a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, são apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *