Sociedade, Vila do Bispo

Vila do Bispo é o Município do Ano 2017

DSC_9703

O município de Vila do Bispo venceu o “Prémio Município do Ano 2017”, a nível regional, com o projeto “Evocação das Operações do U35 em Sagres”.

A gala de entrega dos prémios decorreu, ontem, dia 27 de julho, no Fundão, onde a Câmara Municipal se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares, para receber o respetivo galardão.

A autarquia candidatou-se a este prémio, atribuído pela Universidade do Minho, com o projeto “Evocação das Operações do U 35 em Sagres (1917-2017)”, que decorreu no passado dia 24 de abril na Vila de Sagres, quando perfizeram os 100 anos sobre as ações protagonizadas pelo submarino da Marinha Imperial da Alemanha “U 35” nas águas do nosso concelho. Nesse dia, os destroços dos navios afundados nessa ocasião passaram a integrar o Património Cultural Subaquático da Humanidade (UNESCO).

A data foi assinalada pelo Município e pela Marinha Portuguesa com uma cerimónia protocolar, com a apresentação do livro “As Ações do U 35 no Algarve” e com o descerramento de uma placa evocativa no Forte de Santo António do Beliche, seguindo-se uma deslocação aos locais de dois dos naufrágios e de um mergulho nos restos do navio “Torvore”.

Tratou-se do culminar de todo um trabalho intenso protagonizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e pela Escola Naval, que envolveu também o uso de tecnologia de ponta da Marinha Portuguesa, os serviços da Universidade de Alicante, a comunidade escolar de Vila do Bispo e de Lagos, o interesse dos representantes diplomáticos das repúblicas alemã e francesa, bem como a hotelaria, os empresários da restauração e as empresas marítimo-turísticas locais (entre outros).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *