Destaque, Sociedade, Vila do Conde

Apresentação do projeto de valorização do Caminho Português da Costa

O Dia de Santiago foi o dia escolhido para a apresentação do Projeto de Valorização do Caminho Português da Costa, um dos percursos portugueses até Santiago de Compostela. Trata-se de um trabalho conjunto entre 10 municípios do litoral norte, onde se inclui Vila do Conde, que se juntaram para valorizar este caminho, uniformizar sinais e oferecer mais informação a quem o percorre.

A apresentação da componente técnica do projeto intermunicipal foi feita pelo arqueólogo da Câmara de Vila do Conde, Dr. Pedro Brochado de Almeida, em representação do grupo de trabalho, numa cerimónia que teve lugar na Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto, a cidade onde o Caminho da Costa tem inicio.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, marcou presença neste ato, reforçando, dessa forma, a importância que o Município de Vila do Conde tem dado ao desenvolvimento sustentado dos Caminho de Santiago, no seu território. Salienta igualmente a ideia de que os Caminhos de Santiago são um Património comum e devem ser alvo de uma abordagem unificada.

Perante uma plateia onde se encontravam vários autarcas, entre eles o Dr. Rui Moreira, anfitrião do evento, e o Dr. José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Chefe de Fila do projeto, o Diretor Regional da Cultura do Norte, Dr. António Ponte, o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e o historiador Joel Cleto, foi apresentado o trabalho desenvolvido, assim como todas as ações previstas com o objetivo de valorizar o património turístico, cultural e religioso dos 10 municípios que este percurso atravessa.

O Caminho Português da Costa, através deste projeto, afirma-se como um produto turístico com importância crescente, beneficiando do aumento de fluxos turísticos que têm ocorrido na região norte litoral de Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *