Celorico de Basto, Sociedade

“Férias arte na vida” levou as crianças à cozinha em Celorico de Basto

_DSC1489 (1)

As crianças da atividade “férias arte na vida” foram chef´s por um dia e confecionaram verdadeiras iguarias gastronómicas. Uma experiência que os deixou em delírio e que teve lugar no Centro Escolar da Mota, no dia 21 de julho.

“Este programa de férias tem sido uma verdadeira surpresa para as crianças, as atividades selecionadas tem por objetivo principal misturar conhecimento com diversão e esta atividade foi a mostra desse dinamismo, dessa capacidade de dar a estes jovens a hipótese de se divertirem, enquanto confecionam um prato, com muitas das iguarias a ser produzidas na região” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Os chef´s fizeram, orientados pelos monitores, “rosas de maçã” e pizza enrolada, pratos feitos com destreza e empenho pelas crianças. “Sei cozinhar, faço muitos pratos com a minha mãe, até batatas a murro” disse Alexandre Rodrigues, um dos chef´s da ação. Antes da preparação das “rosas de maçã” as crianças colocaram as maças em água para não oxidar, depois foram ao micro-ondas para ficar moldáveis. De seguida, pegaram na massa folhada e nas maçãs e transformaram-nas em rosas. Terminada a moldagem das rosas, as crianças acrescentaram um condimento para dar gosto, como canela e compota. Para desenvolver esta iguaria gastronómica, as crianças estiveram na biblioteca Municipal a fazer pesquisa para que nada falhasse.

Enquanto um grupo preparava as “rosas de maçã”, outro grupo foi para a cozinha preparar o refugado para fazer a pizza. “Juntamos os ingredientes todos na panela, a carne branca picada, as salsichas, o bacon, as azeitonas, o tomate, a linguiça, o alho, as ervas aromáticas e mais ingredientes e esperamos que cozesse, mexendo de vez em quando” disse o Gonçalo Nogueira, chef por um dia.

O coordenador do CLDS 3G Geração Eco, Manuel Maria Afonso, mostrou-se agradado com o trabalho desenvolvido pelas crianças que integram a atividade “Férias arte na vida”. “Esta atividade é particularmente inspiradora. Em primeiro lugar, as crianças demonstraram muito empenho na execução das tarefas que lhe foram solicitadas, sempre muito compenetradas e a procurar fazer cada vez melhor os moldes para que o resultado final fosse perfeito, depois, com esta atividade as crianças fizeram o seu próprio lanche e divertiram-se enquanto juntavam os ingredientes. O resultado final agradou a todos e deixou os nossos pequenos chef´s muito felizes” disse. Manuel Maria Afonso acrescentou ainda que “para a elaboração destas iguarias procuramos usar ingredientes da região e com pouco índice calórico sempre com muito sabor com as muitas ervas aromáticas que acrescentamos na receita da pizza” concluiu.

A atividade “Férias arte na vida” encerra na próxima sexta com um mega festa com encontro de todos os campos de férias que apoiados pelo Município de Celorico de Basto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *