Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Milhares de pessoas passaram por as Festas do Concelho de Celorico de Basto

_DSC3571

As Festas do Concelho em Celorico de Basto terminam hoje mas o grande apogeu de visitantes decorreu no sábado à noite e no domingo durante o cortejo etnográfico.

“As festas do concelho são festividades que atraem, por excelência, milhares de pessoas à sede do concelho. São festas que valorizam as tradições e que não descuram grandes momentos musicais” disse o Presidente da câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “O Cortejo é a grande marca destas festividades que conta com a envolvência das populações, com mais de 1000 figurantes, que trazem atividades ligadas à terra, com destaque para o antigo e para as tradições” Joaquim Mota e Silva disse que com o “trabalho de parceria entre o Município e as juntas de freguesia, tentamos aprimorar este cortejo para que seja, a cada edição, mais rico e algo que orgulhe todos os celoricense, um espetáculo único e repleto de alegria”.

Durante estes três dias de festa, grandes concertos musicais atraíram milhares de pessoas ao concelho. Iniciou com o Mini festival de Música tradicional “Vivas à tradição” que contou com a atuação dos Tamegaitas, Torga, Manifestum Brass Band e os UXU KALHUS. No sábado, os DAMA e o Quim Barreiros, com estilos musicais diferentes, mostraram ao seu público os seus grandes temas musicais, grupos amplamente conhecidos que se destacam no panorama musical nacional. Pelo meio destas duas atuações os visitantes nas festas de S. Tiago puderam assistir a uma majestosa sessão de fogo-de-artifício. O “S. Tiago toda a noite – a festa dentro das festas” foi também um sucesso com milhares de visitantes a passarem pela Quinta do Prado para ouvir a música colocada pelos dj´s num cenário criado de raiz para tornar o espaço ainda mais atrativo. As arruadas de bombos deram o cunho tradicional às festas assim como o despique de bombos que decorreu imediatamente antes do arranque do cortejo etnográfico. E a banda de Música de Sta. Tecla também animou os presentes durante a tarde de domingo. A noite terminou com o tradicional festival de folclore que contou com a presença do Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo, do Grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas, do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego e do Centro Cultural e Folclórico da Gandarela.

 

Paralelamente a estas atividades decorreu, com a participação de centenas de pessoas, a Corrida de S. Tiago, e a caminha | free-trail.

 

Hoje, a festa continua com a atuação do Rui Bandeira, na praça Albino Alves Pereira, e uma aula de Zumba Fitness e strong by zumba. Amanhã, a festa encerra com a missa cantada em honra de S. Tiago pela Cooperartes, um concerto da Cooperartes e a peça de teatro “um pedido de casamento”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *