Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Festas do Concelho em Celorico de Basto

cartaz2017

De 21 a 25 de julho, Celorico de Basto recebe as grandiosas Festas do Concelho com as tradições bem vincadas que procuram atrair milhares de pessoas à sede do concelho para participar e assistir ativamente nas festividades.

O cortejo etnográfico é um dos pontos altos das Festas de S. Tiago e demonstram os usos, costumes, tradições e memórias de um povo ligado à terra. “Estas festas de S. Tiago são a melhor forma de demonstrar a identidade de um povo, gente ligada à terra, ao artesanato, à vinha, que não descura as tradições religiosas e pagãs, que valoriza os ensinamentos dos antigos e não esquece a sua história” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “As Festas do Concelho são sempre um momento de muita alegria, diversão e convívio, com grandes concertos musicais, festivais de música tradicional e folclore, arrudas e despiques de bombos e muito mais. Um ponto de encontro entre gentes do concelho, visitantes e turistas” concluiu.

Este ano as festas do concelho iniciam, no dia 21, com uma inovação, o mini-festival de Música tradicional “Vivas à tradição”. No dia 22, serão destaque as diferentes atuações musicais nomeadamente a atuação do “Quim Barreiros” e do grupo “DAMA”. Mas o dia oferece muito mais a quem passar pela vila de Celorico de Basto, desde a atuação da banda de música de Sta. Tecla, a caminhada pela associação Basto Move-te e os workshops de dança e música tradicional. Como habitualmente, no sábado, irá decorrer uma majestosa sessão de fogo-de-artifício e a noite culminará com o S. Tiago toda a noite “ a festa dentro das festas”.

No domingo, e como sempre, é destaque o Cortejo Etnográfico, mas acontecerá também, o festival de folclore, arruadas e despiques de bombos. No dia 24, várias atividades culturais, lúdicas e desportivas acontecerão na vila de Celorico de Basto evidenciando-se a atuação de Rui Bandeira.

No último dia de festividades, dia de S. Tiago, Feriado Municipal, decorre uma eucaristia em honra de S. Tiago musicada pela Cooperartes. Mais ao fim da tarde, a população poderá usufruir de um concerto pela Cooperartes e de uma peça de teatro “um pedido de casamento” pelo GTC.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *