Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Festa das estrelas no Grande Lago Alqueva em Reguengos de Monsaraz

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A sexta edição da Dark Sky Party Alqueva vai decorrer nos dias 21 e 22 de julho no parque de merendas e no ancoradouro de Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz situada junto ao Grande Lago Alqueva. Esta iniciativa organizada pela Reserva Dark Sky Alqueva e pelo Município de Reguengos de Monsaraz tem início na sexta-feira, pelas 21h, com a palestra “Férias no Sistema Solar”, proferida por Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Nesta palestra, Pedro Machado vai propor um destino de férias original, nomeadamente um cruzeiro pelo Sistema Solar em que o viajante pode navegar nos lagos de hidrocarbonetos de Titã, tomar um duche em Encélado e mergulhar no oceano subterrâneo de Europa. Quem assistir à palestra pode também aproveitar uma experiência dupla de parapente em Júpiter e Saturno, subir ao maior vulcão do Sistema Solar e pernoitar ao relento num desfiladeiro marciano. Por fim, no regresso a casa, pode escolher entre dançar na chuva ultra-tropical de Vénus ou apanhar tórridos banhos de Sol em Mercúrio.

Às 21h20 decorre a palestra “O Fascínio da Astronomia”, por Pedro Russo, professor de Astronomia e Sociedade na Universidade de Leiden (Holanda) e presidente da Comissão C2 da União Astronómica Internacional. Pelas 22h40 haverá mais uma palestra, intitulada “Natureza Cósmica”, proferida por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva. Entre as 23h e as 2h da madrugada de sábado realizam-se observações astronómicas acompanhadas pelos astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Às 6h15, a Dark Sky Party Alqueva inicia o dia com uma aula de yoga, intitulada “Ancestralidade e Cosmologia”, com Cláudia Martins, do Áshrama Évora Dhyána – Centro do Yoga, evento que será repetido às 20h15. Entre as 16h30 e as 20h30 haverá body painting, sob o tema “As Estrelas do Dark Sky”, por Lídia Charrua, da Estética & Companhia, e das 16h30 às 19h30 podem ser efetuadas observações do sol.

Pelas 17h e às 20h30 decorre o Show de Ciência “Big Bang de Ciência”, da responsabilidade do Centro de Ciência Viva do Lousal, um espetáculo visual com atividades, experiências e descobertas. Às 17h30 e às 19h haverá sessões de MovNat, com João Mendonça, um sistema de educação física baseado no movimento natural do ser humano, que treina as competências físicas e práticas apontando sempre à eficácia, eficiência e adaptabilidade. Também às 17h30 realiza-se uma aula de Yoga do Riso, por Célia Mestre, Líder de Riso, que vai promover o riso numa sessão ao ar livre, com exercícios adaptados à temática da Dark Sky Party Alqueva.

A partir das 21h30 decorre a palestra “A expansão do território e a reconquista… dos Céus Escuros”, por Raul Lima, Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto. Pelas 21h50, Andy Howell, líder do Grupo Supernova no Observatório Las Cumbres, vai falar sobre o filme “O Primeiro Encontro”, de Denis Villeneuve, e explicar cientificamente a possibilidade de existência de vida extraterrestre.

Às 22h30 realiza-se a palestra “Um Planeta à Maneira”, pelo divulgador científico José Augusto Matos, seguindo-se meia hora mais tarde uma prova cega de vinhos intitulada “Via Vínica na Via Láctea”, por João Passos, da Louro Wines. Entre as 23h e as 2h da madrugada de domingo haverá observações astronómicas acompanhadas pelos astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

À meia-noite decorre o Concerto Meditativo Moksha Sound Journeys, um espetáculo inspirado na relação harmónica e na expressão saudável dos cinco elementos, que procura despertar a sensibilidade e os sentidos, proporcionando uma reflexão de corpo e alma rumo ao equilíbrio.

A Reserva Dark Sky Alqueva, que integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi a primeira do mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo, atestando as caraterísticas únicas do céu noturno nesta zona do Alentejo. Com esta reserva pretende-se criar um produto turístico diferenciado, preservar e conservar o ambiente e obter compromissos claros no âmbito da sustentabilidade económica e ambiental, como a redução da fatura energética e o posicionamento privilegiado em novos mercados que tenham impactos positivos na região.

A sede da Reserva Dark Sky Alqueva localiza-se na antiga escola primária de Cumeada, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz, e foi inaugurada no dia 30 de setembro de 2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *