Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Centro de Interpretação de Póvoa de Lanhoso participa em projeto de monitorização das vacas-louras

vacaloura 12-6-17

O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos está a participar no projeto VACALOURA.pt, que consiste em compilar e organizar informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações da vaca-loura e dos restantes escaravelhos da família Lucanidae em Portugal.

Vaca-loura, cabra-loura, carrocha, são os nomes populares atribuídos ao Lucanus cervus ao maior escaravelho encontrado no nosso país. Estando esta espécie tão vulnerável está a decorrer aquele projeto de monitorização destes escaravelhos.

O Carvalho de Calvos (carvalho alvarinho) devido às suas características ímpares aliadas à grande quantidade de matéria morta que possui é um habitat de vacas-louras extraordinário. Já foram observados cerca de 20 exemplares durante os meses quentes (junho, julho). Espera-se poder continuar a observa-los até início de setembro.

Os lucanídeos encontram-se associados a bosques e florestas de caducifólias compostas por árvores antigas, principalmente espécies como o carvalho alvarinho ou o castanheiro.

Atualmente é uma espécie protegida. As ameaças a Lucanus cervus estão associadas principalmente à destruição e substituição da floresta autóctone por espécies não indígenas que resulta na redução de abrigos e de áreas de alimentação disponíveis; à utilização de fertilizantes, pesticidas e herbicidas que fito-contaminam o ecossistema florestal e às coleções para venda que pode ser uma ameaça adicional.

O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, com a qual se pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas.

Todos podem participar no projeto VACALOURA.pt. Sempre que visitar áreas que reúnam condições para ser habitat de lucanídeos e avistar um exemplar (vivo ou morto), tire-lhe uma foto e faça o registo em http://www.vacaloura.pt/.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *