Cultura, Vila do Conde

Filme sobre as Caxinas premiado no Curtas em Vila do Conde

curtas_1_736_2500

O grande prémio da 25ª edição do Festival de Cinema Curtas Vila do Conde foi entregue ao filme português “Farpões Baldios” de Marta Mateus, mas no lote dos agraciados está também um documentário sobre a comunidade das Caxinas, intitulado “De Gente se fez História” de Inês Pinto Vila Cova.

Foi num ambiente de grande festa que decorreu a Sessão de Entrega de Prémios do 25º Curtas Vila do Conde e na qual marcou presença a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, que felicitou a organização e todos os participantes, manifestando a disponibilidade da autarquia em continuar a apoiar este evento internacional, um dos maiores cartazes culturais da cidade.

Na categoria Competição Nacional triunfou o filme de João Pedro Rodrigues, “Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodrigues?”, enquanto a distinção para melhor realizador foi para Gabriel Abrantes e o prémio do público foi para o filme “Surpresa”, de Paulo Patrício.

A competição internacional foi ganha pelo realizador sueco Niki Linfroth von Bahr, com o filme “My Burden”, e o prémio Curtinhas foi para “Revolting Rhymes, Part One”, dos britânicos Jakob Schuch e Jan Lachauer.

O português João Nicolau venceu na categoria para vídeos musicais e o festival escolheu o trabalho “Los Desheredados”, da esponha Laura Ferrés, para os European Film Awards da European Film Academy.

Também pelo segundo ano consecutivo, a realizadora Rosa Barba venceu a Competição Experimental, com o seu novo filme “From Source to Poem”.

Os filmes premiados repetem, este domingo, no Teatro Municipal de Vila do Conde, em sessões às 18:30, 21:15 e 22:30. Os premiados serão também apresentados, em diferentes cidades do país, através das extensões do festival.

O 25º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema teve o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *