Cultura, Destaque, Póvoa de Varzim

Museu Municipal da Póvoa de Varzim assinala 80 anos de existência

Museu Municipal assinala 80 anos de existência

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim celebra a 25 de julho, terça-feira, os seus 80 anos de existência e vai levar a cabo um programa onde a vertente lúdica e de animação aparecem como estratégias de difusão cultural.

A Diretora do Museu, Deolinda Carneiro, fará uma breve apresentação intitulada “80 anos, a história de uma instituição que preserva as Memórias”, à qual se seguirá a estreia da peça de teatro de marionetas “Avé Lunae – a Cividade de Terroso em tempo de Castrejos e Romanos”. Este foi um trabalho desenvolvido de raiz pela equipa do Museu. Foram os seus colaboradores que conceberam a história, executaram a estrutura e as marionetas e, finalmente, deram-lhes voz e movimento.

A criação do Museu Municipal corresponde a um ensejo já muito mais antigo e que reuniu o consenso entre os intelectuais à época, contudo, é a figura marcante de António dos Santos Graça que toma as rédeas deste processo e o leva a bom porto.

O historial desta instituição está inevitavelmente ligado à cultura e tradições da Póvoa. Esta é a matéria-prima que se procura preservar, estudar e divulgar, numa perspetiva de usufruto para o presente mas amealhando, igualmente, para as futuras gerações o património e as memórias do coletivo que nos dão uma identidade própria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *