Albergaria-a-Velha, Educação

Município de Albergaria-a-Velha apoia participação de alunos em programas de férias nas universidades

univ junior-SITE

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha apoia 25 alunos nos programas universitários de férias “Academia de Verão”, dinamizado pela Universidade de Aveiro, e “Universidade Júnior”, desenvolvido pela Universidade do Porto.
Os dois programas são dirigidos a alunos do Ensino Básico e Secundário e visam promover um primeiro contacto com o meio universitário através da realização de diversas atividades científicas e pedagógicas, que podem ajudar os mais novos a encontrar a sua orientação vocacional.

Na 13.ª edição da “Universidade Júnior”, o Município apoia a participação de 15 alunos através do pagamento da propina semanal, no valor de 75 euros/aluno, disponibilizando também o transporte até às instalações da Universidade do Porto, se tal for solicitado pelos estudantes.

A “Academia de Verão”, que já vai na sua 12.ª edição, tem o apoio da Autarquia que proporciona a dez alunos uma comparticipação variável, conforme o escalão do aluno. Para os estudantes do escalão A, a Câmara paga a totalidade do programa científico semanal, no valor de 75 euros. Para os do escalão B, existe uma comparticipação de 50 por cento do valor da frequência, ou seja, de 37,50 euros. Os alunos sem escalão usufruem de um apoio de 25 por cento, que corresponde a 18,75 euros.

Na “Academia de Verão” estão ainda presentes dois alunos Albergarienses na “Turma CIRA”, um grupo formado por estudantes da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que usufruem gratuitamente das atividades desenvolvidas, em regime de internato. Para a “Turma CIRA” são selecionados os dois alunos inscritos de cada Município com o melhor aproveitamento escolar.

Para Catarina Medes, Vereadora da Educação, “é uma oportunidade de conhecer o ambiente académico, de fazer novas amizades, de explorar interesses e vocações. Simultaneamente é uma forma de ocupar as férias letivas com aprendizagens formais e informais, de conteúdos relacionados com as áreas de interesse dos alunos!  Trata-se de um estímulo para o ingresso no ensino superior, pretendendo-se que cada vez mais alunos escolham este percurso formativo.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *