Cultura, Vila do Conde

Curtinhas: cinema para toda a família em Vila do Conde

curtinhas

O Curtinhas, a secção do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema dedicada a crianças e jovens, arranca com o filme Gru – O Maldisposto 3, no sábado, às 15:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Este mini-festival dentro do festival vai contar, também, com uma competição de curtas-metragens, vários ateliers e o Espaço Infantil Brincar ao Cinema, onde os pais poderão deixar as crianças enquanto assistem às sessões.

A competição de curtas-metragens será dividida em três escalões etários (para maiores de 3, 6 e 9 anos). Será exibida uma seleção de filmes provenientes de todo o mundo que abordam, de forma lúdica, mas educativa, temas tão importantes como a amizade, as etnias, o amor e a guerra. Nesta competição, o próprio júri é composto por um grupo de crianças que, em conjunto, decide qual o filme vencedor e entrega o Prémio Curtinhas na Cerimónia de Encerramento.

Durante os nove dias do festival, o Curtinhas disponibiliza o Espaço Infantil Brincar ao Cinema, onde os pais poderão deixar as crianças em tarefas educativas relacionadas com a imagem em movimento enquanto assistem às sessões de cinema. Este espaço receberá, também, três ateliers: uma Kids Jam Session, onde os participantes poderão encarnar uma estrela de rock enquanto exploram diferentes instrumentos musicais; um Workshop de Teatro de Papel, em que os mais novos serão convidados a construir réplicas de cenários e marionetas de teatro; e um Atelier de Marionetas, no qual duas cineastas darão a descobrir o cinema de animação através da criação e animação de personagens para um pequeno filme. Estes ateliers requerem inscrição prévia através do e-mail animar@curtas.pt

O 25º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 8 e 16 de julho, tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *