Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Dar “luz à Utopia” na Póvoa de Lanhoso

Plako

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através do Serviço para a Promoção de Igualdade de Género – SIGO e da Comissão + Igualdade + Cidadania, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB) e a Plako (empresa tecnológica sediada no concelho) vão promover uma atividade que tem por objetivo construir os candeeiros, que vão dar “luz à Utopia” com a ajuda dos invisuais da AADVDB.

Estes candeeiros têm a particularidade de serem criados com gesso ou cimento branco em moldes construídos a partir de garrafas de plástico reutilizadas que serão depois pintadas e instalados na zonas mais nobres do edifício Utopia.

O SIGO, criado em 2010, presta atendimento e acompanhamento às vítimas de violência doméstica e de género, através de sessões individuais, da elaboração de planos de segurança e autodefesa e do apuramento das necessidades urgentes das vítimas, promovendo o exercício da Cidadania, da Igualdade e a melhoria das condições de vida dos cidadãos e cidadãs, apelando ao respeito pela Diversidade e pelos Direitos Humanos. A Comissão + Igualdade + Cidadania existe no quadro da resposta municipal do SIGO.

A AADVDB é uma IPSS em funcionamento desde 2006, sediada na Póvoa de Lanhoso, focada especialmente no acompanhamento e reabilitação social de pessoas com deficiência e incapacidade.
O Projeto Utopia da tecnológica Plako consiste na criação de um edifício, recorrendo à reutilização de materiais, tais como 2.200 pneus, 11.000 latas de refrigerante e 75.000 rolhas de cortiça, de entre outros elementos.

A futura sede da Plako está localizada na freguesia de Águas Santas, numa quinta com mais de 1ha de área.

O primeiro dia da atividade “dar Luz à Utopia” será amanhã, 6 de julho, pelas 9h30, nas futuras instalações da Plako (União de Freguesias de Águas Santas e Moure). Prossegue no dia 10 de julho, pelas 15h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *