Guimarães, Sociedade

Comissão Europeia distingue Guimarães com o selo URBACT

Comissão Europeia distingue Guimarães com o selo URBACT

Guimarães foi reconhecida com o selo URBACT da Comissão Europeia, numa distinção que será entregue no próximo mês de outubro em Tallin, Estónia. O projeto, denominado P2GREeN – Proteção e Promoção da Biodiversidade de Guimarães – Património Natural, foi distinguido como um exemplo de Boa Prática pelo programa europeu URBACT, que fomenta o desenvolvimento urbano sustentável integrado. Com este prémio, o Município de Guimarães vê reconhecido o investimento que tem sido realizado no âmbito da preservação e promoção da biodiversidade com diversos projetos que integram o conhecimento científico com o envolvimento da comunidade.

Foi, aliás, a capacidade de envolver universidades, técnicos, escolas e população em geral, num conjunto de processos participativos, que mais terá entusiasmado o júri, além do carácter inovador de alguns dos projetos em execução. Programas que têm permitido a caracterização do território e a promoção da biodiversidade foram elogiados, como é o exemplo do Plano de Controlo de Espécies Invasoras, bem como a iniciativa da Criação de uma base de Dados de Biodiversidade, da qual nasceu a nova aplicação móvel “Biodiversity GO!” desenvolvidas pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães.

Outro exemplo é o projeto Guimarães mais Floresta que permitirá, a cada ano, a florestação do concelho de Guimarães com mais 15 mil novas árvores autóctones e que é uma das atividades âncoras do Programa Ambiental PEGADAS. Neste âmbito, faz também parte o projeto de Criação de Novas Rotas de Biodiversidade, também em execução, e a criação de espaços privilegiados para observação de espécies e que ajudarão a promover o Turismo de Natureza em Guimarães.

Com esta distinção, Guimarães fica ainda com a possibilidade de assumir uma candidatura para a liderança das redes de transferência de boas práticas, na qual só as cidades cujas boas práticas foram reconhecidas com o selo URBACT podem participar.

O URBACT é um Programa de Cooperação Territorial Europeu que fomenta o desenvolvimento urbano sustentável integrado em cidades dos Estados Membros da União Europeia, Noruega e Suíça. Cofinanciado pela Comissão Europeia (FEDER) e pelos Estados Membros, o URBACT é um instrumento de Política de Coesão utilizado para promover o trabalho em rede, bem como a troca de experiências e partilha de conhecimentos. Nessa medida, o programa apoia os decisores políticos e os profissionais urbanos em todos os níveis de governação e reconhece, anualmente, as melhores práticas promovendo a sua partilha a nível da UE.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *