Cultura, S. João da Madeira

Exposição de trabalhos de oficinas de artes visuais para doentes psiquiátricos em S. João da Madeira

Expo Normativos Talvez Não

A Câmara de S. João da Madeira e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) têm desenvolvido em parceria o projeto “Normativos? Talvez… não!”, que consiste na realização de oficinas de artes visuais para doentes psiquiátricos, no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory.

É aí que é inaugurada nesta quarta-feira, 28 de junho, às 18h00, uma exposição relativa a essas sessões, que arrancaram em setembro de 2016, contando com a participação de um grupo de utentes do Serviço de Psiquiatria do CHEDV, cujos técnicos estão diretamente envolvidos neste projeto que tem como objetivo utilizar a arte como ferramenta para promover a reabilitação de pessoas com problemas de Saúde Mental.

Para o desenvolvimento desta iniciativa no Núcleo de Arte da Oliva contribui o facto de se tratar de um espaço museológico que acolhe, entre outros acervos, a Coleção Treger/Saint Silvestre, uma das melhores a nível mundial no que se refere à arte bruta, produzida por autores sem qualquer ligação ao meio artístico, muitos deles internados em unidades de saúde psiquiátrica.

Ainda recentemente, os colecionadores Richard Treger e António Saint Silvestre foram distinguidos com o Prémio Colecionador da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) por esse importante acervo que se encontra em depósito no Núcleo de Arte da Oliva, em S. João da Madeira, onde está patente ao público.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *