Alter do Chão, Cultura, Turismo

Festival Romano em Alter do Chão

unnamed

De 7 a 9 de Julho Alter do Chão acolhe o Festival Romano. Evento de enorme relevância na promoção e divulgação do património romano do concelho e da região, a nível nacional e internacional.

Segundo a lenda alterense, referida por diversos autores, entre os quais Pinho Leal, no séc. XIX, pretendemos substituir o carácter bélico da mesma por paz e confraternização entre o Imperador e a população abelteriense, realizando 3 dias de festa em homenagem ao divino Adriano, pela sua deslocação à cidade de Abelterium. Para o efeito recria-se historicamente esse evento, através da realização dos Ludi Abelteriensis (Jogos/Festas de Abelterium).

O Festival Romano em Alter do Chão é sem dúvida um extraordinário palco da recriação histórica do período romano valorizando a Educação Patrimonial, numa numa pedagogia viva que se cruza com a História, a Arte e a Cultura.
A atração turística de impacto na economia local é um dos objetivos deste projeto, bem como o seu papel pedagógico, a participação das escolas e das coletividades na promoção da história e da identidade de Alter do Chão.

O que visitar em Abelterium:
Porta de Abelterium, Muralha da Cidade, Templo do Forum, Mercado (as trocas comerciais serão efectuadas com moeda romana cujo câmbio será realizado nas Casas da Moeda), Via Hadriana (zona de espectáculos), Área pedagógica, Centro Interpretativo da Casa da Medusa (1.º andar), Laboratório de Antropologia, “Imaginarium” (espaço pedagógico), Biblioteca Imperial, Exposição de armamento e jogos lúdicos, Laboratório de Arqueologia / Laboratório de Conservação e Restauro / Reservas de Arqueologia, Casa da Medusa (sítio arqueológico, visitas guiadas teatralizadas), Secretariado / Casa da Moeda / Loja de Turismo.

Recriações Históricas:
Patrulhamento militar, representações brejeiras do quotidiano, malabarismos, acrobacias, escaramuças, rameiras de Baco, filhas de Hades, ninfas, visitas teatralizadas (Grupo Alterense de Cultura), “A Lenda do Imperador Adriano” – representada pelas crianças de Abelterium (Atividades de Enriquecimento Curricular de Arqueologia), entre outras.

Está a chegar mais uma edição do Festival Romano de Alter do Chão!
Recue aos tempos do Império Romano em Alter do Chão!
Venha conhecer os jogos em homenagem ao imperador Adriano na cidade de Abelterium!
Vista-se a rigor e passe um fim-de-semana diferente…

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *