Educação, Terras de Bouro

Roteiro “Cidadania em Portugal” passou por Terras de Bouro

unnamed

O Município de Terras de Bouro, em parceria com o Agrupamento de Escolas local, aderiu à iniciativa Roteiro “Cidadania em Portugal”.

A atividade, que decorreu no dia 12 de junho, durante a manhã, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro começou por assinalar a importância da temática com uma viatura estacionada na entrada da escola, que disponibilizou diversos recursos/materiais, sendo que, também durante a mesma manhã e como forma de complementar a ação, teve lugar um debate sobre questões da igualdade de género, cidadania e participação, dirigida aos alunos do 10º ano, sessão que contou com a presença da Senhora Vereadora da Ação Social e Educação do município, Dr.ª Liliana Machado.

 

O Roteiro Cidadania em Portugal é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, com o objetivo de desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país para uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação.

Esta iniciativa integra uma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, que irão apoiar a dinamização da atividade e pôr o país a pensar e a agir sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

O Roteiro para a Cidadania e Igualdade assume-se como um instrumento de impacto ao nível da cidadania democrática e da participação ativa dos cidadãos/ãs e das organizações que compõem o tecido social, no sentido de:

PARAR para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade.

PENSAR conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas.

AGIR em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos/as os/as agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *