Penafiel, Sociedade

Corpo de Deus em Penafiel

1 (18)

As Seculares Festas da Cidade e do Concelho – Corpo de Deus – vão decorrer de 14 a 18 de junho, na cidade de Penafiel. Esta festividade representa um misto de sagrado e profano, que envolve a comunidade penafidelense, dando continuidade a esta tradição.

No dia 14, a partir das 10h30, terá lugar pelas ruas da cidade de Penafiel, o tradicional Cortejo do Carneirinho, com a participação das crianças de várias escolas do concelho.

Também no mesmo dia, às 21h30, irá decorrer a Cavalhada. Este cortejo é anunciado por bombos e pela Bicha Serpe, seguindo-se a apresentação dos 6 Bailes – Ferreiros, Pedreiros, Pauzinhos, Pretos, Floreiras e Turcos, que atuam nos paços do concelho.

Os Bailes têm como objetivo preservar a tradição das antigas “danças e invenções” que, antigamente, constituíam a importante obrigação das corporações de ofícios. Recorde-se que, a tradição dos Bailes do Corpo de Deus esteve quase extinta durante o século XX, e foi recuperada a partir de 2008, com o empenho do Município de Penafiel em estreita articulação com a comunidade local.

Segue-se ainda, no dia, 14, às 24h00, o concerto “Os Azeitonas”, no Campo da Feira.

No dia 15 de junho, Dia do Corpo de Deus, às 11h30, terá lugar a missa solene, na Igreja Matriz. Durante a tarde irão decorrer, em vários pontos da cidade, Concertos de Bandas Musicais do concelho com as atuações da Banda Musical de Rio de Moinhos, Lagares e Paço de Sousa. O ponto alto da cerimónia vai acontecer às 17h30, com a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, que sairá da Igreja Matriz em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, conhecido como Igreja do Sameiro.

A 16, às 21h45, vão subir ao palco do Largo da Ajuda, o Grupo de Guitarras de Penafiel.

As Festividades Seculares do Corpo de Deus vão terminar no dia 18, às 14h00, com o X Encontro Etnográfico de Penafiel, no Campo da Feira. E, às 22h00, o encerramento estará a cargo da Banda Musical de Rio Mau, com “Pride Rock – Hakuna Cantata”, no Largo da Ajuda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *