Castro Marim, Cultura

Mercado de Castro Marim acolhe exposição de Bonecas de Trapo

exposição de bonecas de pano.cdr

No próximo dia 14 de Junho, pelas 17h00, o Mercado Local de Castro Marim inaugura a exposição de bonecas de trapo “Entre Memórias e Retalhos”, com a coleção particular de Maria Cândida Duro Nunes Justo.

Pelas mãos da artesã, que habilmente cose os panos e junta os retalhos das memórias de outros tempos, mantém viva uma arte intemporal, intimamente ligada à infância das gerações mais velhas: as bonecas de trapo.

No outro tempo, as mães, tias ou avós faziam as bonecas a partir das sobras de tecidos, lã, cartão, paus de loendro, aproveitando com saber e criatividade o que tinham à mão, para imitar o quotidiano das gentes. A imaginação das crianças fazia o resto.

As peças expositivas, visitáveis no Mercado Local, consistem em 56 bonecas de trapo que recriam artes, ofícios, saberes e vivências da comunidade do Baixo Guadiana. A exposição, promovida pela empresa Municipal NovBaesuris e pelo Município de Castro Marim, estará patente no Mercado Local, podendo ser visitada todos os dias, no seguinte horário: 9h00-13h00 e 14h00-18h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *