Cultura, Seia

Câmara de Seia promove visita cultural a Alvoco da Serra

Alvoco da Serra_foto de Pedro Ribeiro

O Município de Seia, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvoco da Serra, promove no próximo dia 17 de junho uma visita cultural a Alvoco da Serra, um convite para conhecer o património histórico e cultural da aldeia associado ao ciclo do Pão e às marcas judaicas, desfrutar do mercado de saberes e sabores da Festa do Solstício e calcorrear levadas à luz de uma lanterna, na Caminhada do Lampião.

A proposta integra a visita ao Núcleo Museológico do Ciclo do Pão, às marcas judaicas e ao mercado de saberes e sabores da Festa do Solstício (animação e recriações místicas e pagãs), evento que acontece ao longo deste fim-de-semana nesta Aldeia de Montanha. O programa também contempla jantar e a participação na Caminhada do Lampião, percurso pedestre noturno baseado nos caminhos que, em tempos, eram calcorreados durante a noite, com a ajuda da luz do lampião, para fazer a gestão das águas das levadas, os “giros da água”. A Caminhada do Lampião, bem presente na memória coletiva da aldeia, realiza-se às 22h, e este ano dá a conhecer os Giros do Porto do Lobo, o da Carquejeira e o do Rabaçal, uma experiência única de contacto com a natureza.

A partida de Seia está agendada para as 16h30 e o regresso acontecerá à 01h, após o espetáculo de fogo e a caminhada.

A participação nesta atividade tem um custo associado de 10€, para adultos, e 5€ para crianças até 14 anos, valor que inclui jantar e transporte de autocarro. Os interessados em realizar o PasSeia poderão inscrever-se no Arquivo Municipal (arquivomunicipal@cm-seia.pt / tel. 238 081 392).

O projeto “PasSeia” é promovido pelo Município de Seia e contempla a realização de passeios guiados nas freguesias do concelho, sendo uma excelente oportunidade para conhecer alguns dos principais locais de interesse cultural das mesmas, uma experiência enriquecida pelo conhecimento e saber de quem lá vive.

Na génese destas visitas culturais estão a valorização e divulgação do património cultural do concelho e a promoção, intercâmbio e convívio entre freguesias.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *