Melgaço, Sociedade

Aldeias de Melgaço são as únicas candidatas na categoria de Aldeias Remotas

image020

Melgaço recebe a 30 de julho a Gala das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias. O Município Mais a Norte de Portugal tem duas aldeias a concurso: Branda da Aveleira e Castro Laboreiro, as únicas candidatas no Norte de Portugal, na categoria de Aldeias Remotas. Serão 7 Galas eliminatórias por categoria e 49 aldeias a concurso. Branda da Aveleira foi o local escolhido para acolher a Gala que mostrará as potencialidades das aldeias melgacenses: ‘Um património valioso e diferenciador, repleto de tradições e costumes ancestrais’, considera o autarca Manoel Batista.

Em cada Gala estará uma categoria a votação: são 49 aldeias a concurso, divididas em 7 categorias (7 aldeias por categoria). Os portugueses poderão votar na sua aldeia favorita durante o decorrer da gala, através de um telefonema para um número a designar minutos após o início da Gala. As Galas serão emitidas em direto pela RTP todos os domingos de julho e agosto, a partir das 21h e durante cerca de duas horas. A primeira Gala é no dia 9 de julho, em Santa Clara a Velha (Aldeias Ribeirinhas); segue-se Paderne (Aldeias Rurais) a 16 de julho; Azenhas do Mar (Aldeias de Mar) a 23 de julho; Branda da Aveleira (Aldeias Remotas) a 30 de julho; Podence (Aldeias Autênticas) a 6 de agosto; Monsanto (Aldeias Monumento) a 13 de agosto; e a 20 de agosto nos Açores (Aldeias em Áreas Protegidas), em Porto Martins, na ilha Terceira. A 27 de agosto a RTP emite um programa de best of, sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores, e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

As performances artísticas das Galas vão retratar, de forma abstrata, as vivências, a diversidade, a essência, a beleza e orgulho pelo território português. ‘Estas Galas vão viver de um grande trabalho audiovisual, desenvolvido no último mês e meio, com peças de três minutos sobre 49 aldeias de Portugal Continental e ilhas, e de momentos artísticos de grande qualidade, com uma componente cénica adaptada a cada região do país’, considera Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

 

Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

Todo o processo de eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias será auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

O projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, do Centro Nacional de Cultura, do Instituto de História Contemporânea, da Federação Minha Terra, e da Associação Portugal Genial.

As 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são patrocinadas pela Iki Mobile, primeira marca portuguesa de telemóveis em cortiça. A Kia é o Carro Oficial do projeto, acompanhando este roadshow por todo o país.

Recorde-se que Melgaço concorreu com três aldeias, em várias categorias: Branda da Aveleira – Aldeia Remota e Aldeias Autênticas, Castro Laboreiro – Aldeia Remota e Aldeias em áreas protegidas –  e Parada do Monte – Aldeias autênticas e Aldeias rurais. Foram apresentadas 446 candidaturas de 332 aldeias das 7 Regiões do país.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *