Ourique, Sociedade

“Toca a Ocupar-te” em Ourique

metronews-sem-imagem

No quadro das políticas sociais de apoio aos jovens e às famílias, o Município de Ourique volta a disponibilizar uma oferta de ocupação do tempo de férias, que responde a uma preocupação dos pais – o que fazer com o tempo livre de férias dos seus filhos – e gera uma oportunidade divertida de contacto com a realidade do concelho, de aquisição de maior consciência cívica e de valorização das marcas da identidade de Ourique.

O programa “Toca a Ocupar-te”, tem por objetivo contribuir para o aproveitamento dos tempos extra letivos dos jovens, orientan¬do-os para o desempenho de atividades socialmente úteis que proporcionem conhecimento, o contato com atividades e que potenciem a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens, contribuindo para o processo de educação não formal.

O Município de Ourique preparou um conjunto de atividades que vão promover o contato direto dos jovens com a vida ativa e melhorar o conhecimento da realidade em que estão integrados, designadamente na proteção e salvaguarda do património histórico, na defesa do ambiente, na promoção e divulgação cultural, e em ações de âmbito social, entre outras. O programa “Toca a Ocupar-te” pretende ainda fomentar os valores da responsabilida¬de, da solidariedade, da cidadania e da inter-ajuda nos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos inclusivé, que deverão residir no concelho de Ourique há, pelo menos, um ano.

As inscrições decorrerão de 5 a 16 de Junho no Gabinete de Ação Social do Município, para uma programação de quatro períodos de 10 dias úteis, com um horário de 7 horas em cada (9h00/12h30 e 14h00/17h30). Cada jovem só pode escolher e participar no programa durante um dos seguintes períodos previstos: 1º Período – 3 de Julho a 14 de Julho; 2º Período – 17 de Julho a 28 de Julho; 3º Período – 31 de Julho a 11 de Agosto e 4º Período – 14 de Agosto a 28 de Agosto
Cada participante terá direito a uma Bolsa no valor de 100,00€ (com obrigatoriedade de frequência total das 2 semanas completas de projeto) e seguro de acidentes pessoais.

Esta é mais uma das iniciativas integradas na estratégia municipal de concretização de políticas para as pessoas que contribuem para a qualidade de vida dos cidadãos, para a fixação da população no concelho de Ourique e para a construção de um futuro melhor.

Para mais esclarecimentos, o Município de Ourique aconselha a consulta das normas integrais de participação e do formulário de inscrição no Gabinete de Ação Social do Município de Ourique

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *