Cultura, Palmela, Turismo

Gigantes à solta em Pinhal Novo, Palmela

image001 (39)

Entre 7 e 9 de julho, a vila de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, vive dias diferentes e mágicos, em que gigantones, cabeçudos, zés pereiras, marionetas, máscaras tradicionais e máquinas gigantes povoam as ruas e fazem as delícias de crianças e adultos.

O 9.º FIG – Festival Internacional de Gigantes apresenta um programa recheado de espetáculos e propostas de animação, em áreas como o teatro, a música, a performance ou o novo circo. Muitas atividades para o público infantil, artesanato, arruadas com as figuras tradicionais e desfiles com centenas de participantes também integram o programa, onde os bombos e as gaitas de foles têm presença incontornável. Aliás, o Encontro sobre Cultura Popular convida, este ano, um novo recurso – a Maleta Pedagógica e Cadernos de Atividades da Gaita de Foles – que estará à disposição do Museu Municipal e da comunidade educativa do concelho, para divulgar e valorizar este instrumento musical e a sua importância na tradição musical portuguesa.

Os indispensáveis espaços de gastronomia, com os excelentes sabores regionais, completam três dias de celebração e convívio para todos, num evento que se orgulha de ser acessível e de ostentar o selo de qualidade EFFE 2017/2018, que o identifica como parte integrante da plataforma “Europe for Festivals, Festivals for Europe“, criada pela Associação de Festivais Europeus, que inclui 715 festivais de 39 países.

O FIG (festival bienal promovido pela Câmara Municipal de Palmela com Bardoada – o Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, AssociaçãoJuvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística) é a grande festa das culturas, do teatro que, entre tradição e invenção, traz à rua a gente que, a um mesmo tempo, se espanta, mas também se reconhece.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *