Cultura, Estremoz, Turismo

Robert Schad coloca Estremoz no seu Percurso Lusitano

Robert Schad coloca Estremoz no seu Percurso Lusitano
O concelho de Estremoz integra o conjunto de municípios portugueses que recebem a exposição “Percurso Lusitano”, da autoria do escultor alemão Robert Schad.

Robert Schad escolheu Estremoz, Evoramonte e Veiros para integrar esta exposição temporária, onde estarão patentes, até ao final do ano de 2017, cinco peças de aço com grandes dimensões: junto à Torre/Paço Ducal de Evoramonte, junto ao Castelo de Veiros e no Largo Dom Dinis, no Baluarte e no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz.

A exposição Percurso Lusitano integra-se num contexto que abrange todo o território nacional, através de uma linha vermelha de uma barra de aço, com secção constante de 100 mm, interligando as diversas localidades e fazendo-as comunicar entre si através deste “fio condutor” e permitindo novos pontos de vista sobre os locais em que se encontram. Estremoz junta-se, assim, a outras cidades portuguesas que participam neste percurso, tais como Cascais, Valença do Minho e Santo Tirso.

Robert Schad nasceu em 1953 em Ravensburg, na Alemanha, e é um dos mais emblemáticos e conhecidos escultores europeus que trabalham o aço. Os seus trabalhos têm sido exibidos em grandes museus da Europa e realizou diversos trabalhos públicos, espalhados pela Europa, Ásia e América do Sul. Em Portugal, o escultor já realizou diversas exposições na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no Museu Soares dos Reis e na Fundação Serralves, no Porto, e no Museu Machado dos Santos, em Coimbra. Além disso, é da sua autoria a Cruz Alta, peça escultórica com 34 metros de altura que foi instalada no complexo da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima  em 2007 e que é o maior cruzeiro do mundo.

Atualmente Robert Schad reside em França e possui segunda residência em Portugal, na localidade de Chamosinhos (Valença do Minho).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *