Celorico de Basto, Sociedade

Dia Arquidiocesano da Juventude em Celorico de Basto

IMG_0720

O Arciprestado de Celorico de Basto e a Pastoral Juvenil de Celorico de Basto com o apoio do Município de Celorico de Basto e a arquidiocese de Braga organizaram o Dia Arquidiocesano da Juventude com mais de 600 jovens a participar nas atividades desenvolvidas.

“Os jovens são o futuro da igreja por isso é tão importante agir para os motivar para a fé em Cristo. Neste dia, as celebrações foram dedicadas ao Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos e a nossa Senhora e demonstraram, pela afluência de jovens de toda a diocese, que estamos a caminhar orientados na fé da igreja e que a catequese ainda é um grande pilar da evangelização católica”, disse o arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa.

Cerca de 600 jovens dos vários arciprestados da Arquidiocese de Braga estiveram em Celorico de Basto para um dia intenso de atividade. A ação começou na Estação de Mondim em Veade e em caminhada os jovens, divididos em grupos, seguiram pela ecopistas onde foram convidados a conhecer de perto a vida de Frei Bernardo de Vasconcelos.

“Foi uma atividade que exigiu a envolvência na organização de muitos jovens do arciprestado de Celorico de Basto tendo sido coordenada pela Pastoral Juvenil. E, tentamos dar a conhecer uma figura local, que está em eminência de se tornar santo, o Frei Bernardo de Vasconcelos. Foi muito interessante durante a dinamização do evento verificar que os jovens ficaram a conhecer melhor este jovem com um percurso de vida, curto, mas notável” disse o coordenador da Pastoral Juvenil, Padre Alexandre Sá.

Terminada a caminhada os jovens foram convidados a participar em atividades lúdicas seguindo-se a peregrinação com o andor da Senhora de Fátima até ao Parque Urbano do Freixieiro onde decorreu a Eucaristia Campal, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo-Auxiliar de Braga.

“É muito bom ver tantos jovens no nosso concelho, jovens guiados pela fé, acompanhados pelos catequistas que têm um papel muito importante na orientação destes jovens. O Município tem todo o gosto em apoiar estas iniciativas que promovem momentos únicos na vida destes jovens” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

No fim da missa os jovens reuniram-se para jantar e de seguida organizaram uma procissão de velas desde o parque Urbano do Freixieiro até à Capela da Nossa Senhora da Conceição.

No fim da noite os jovens puderam ouvir o concerto dos Suspensórios, uma banda local, que interpretou várias músicas originais e deixou os jovens em delírio tal a qualidade das interpretações. As festividades terminaram com a atuação da banda São Sebastião.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *